Ministério do Esporte Com medalha de prata, seleção masculina de vôlei sentado conquista resultado histórico no Mundial da modalidade
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Com medalha de prata, seleção masculina de vôlei sentado conquista resultado histórico no Mundial da modalidade

Foto: Divulgação/CPBFoto: Divulgação/CPBA Seleção Brasileira masculina de vôlei sentado entrou para a história do esporte paraolímpico no último sábado (21.06). Na grande final do Mundial da modalidade, disputado em Elblag, na Polônia, a equipe ficou com a prata após enfrentar a Bósnia e perder por 3 sets a 1. O Brasil nunca havia chegado nem à semifinal de um Mundial. No torneio feminino, as mulheres brasileiras terminaram em sexto após perderem por 3 sets a 0 para a Ucrânia na disputa pelo quinto lugar da competição.

A partida contra a Bósnia foi muito disputada. Após perder o primeiro set por 25 a 22, o Brasil reagiu e fechou o segundo por 25 a 20. No terceiro, porém, um apagão do time verde-amarelo fez com que os bósnios fechassem com tranquilidade (25/7). Dispostos a tentar o tie break, os brasileiros voltaram com tudo no quarto período e deram trabalho aos adversários. Os atuais campeões paraolímpicos, no entanto, fizeram 28 a 26 e levaram o ouro após 3 sets a 1.

“Lamentamos muito a derrota, mas a Seleção e essa prata merecem todo o nosso reconhecimento. Mostramos que, por poucos detalhes, não conquistamos o ouro. Poderíamos ter sido campeões. Vale destacar o trabalho realizado pela confederação e pelo treinador Fernando Guimarães. Este foi o primeiro dos muitos resultados que essa equipe de vôlei ainda vai conquistar. Quem sabe, nos Jogos do Rio-2016, nós não ganhamos o ouro em casa”, comentou Mizael Conrado, vice-presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB).

Na fase de grupos, a equipe brasileira venceu dois jogos – contra a Croácia e Cazaquistão (ambos 3 sets a 0) – e perdeu um, justamente para a Bósnia (3 sets a 0). Com cinco pontos, terminou em segundo no grupo C, atrás dos bósnios, que tiveram 100% de aproveitamento.

Nas oitavas, os brasileiros enfrentaram a Polônia e avançaram às quartas após 3 sets a 0. Contra a Rússia, a equipe verde e amarela teve um jogo bem mais complicado, mas conseguiu fazer 3 sets a 2 nos adversários. O mesmo placar se repetiu na semifinal, quando encontrou o Irã, atual vice-campeão paralímpico. A seleção do Irã ficou com o bronze.

Enquanto isso, também neste sábado, a equipe feminina brasileira jogou contra a Ucrânia, mas perdeu por 3 sets a 0 e terminou em sexto na competição. Na fase de grupos, as mulheres venceram três jogos – Japão, Ucrânia e Alemanha (todos por 3 sets a 0) – e perderam dois – China (3 sets a 0) e Holanda (3 sets a 1). Com essa campanha, o time terminou em terceiro no Grupo B , com oito pontos, atrás de China e Holanda. Como apenas os dois primeiros colocados da chave brigariam pelo ouro da competição, a Seleção Brasileira partiu para a disputa do 5º lugar. Venceu a Finlândia (3 sets a 0) e perdeu para a Ucrânia.

O ouro do torneio feminino ficou com a China, após vencer os EUA, por 3 sets a 2. A Rússia conquistou o bronze. Nos Jogos de Londres 2012, as duas equipes brasileiras de vôlei sentado terminaram na quinta colocação.

Fonte: CPB
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla