Ministério do Esporte Voluntários fazem balanço positivo da atuação em Natal
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Voluntários fazem balanço positivo da atuação em Natal

Jean Carlos (centro) e Marineide (esquerda) durante atuação na Arena das Dunas (Foto: Paulo Victor Correia)Jean Carlos (centro) e Marineide (esquerda) durante atuação na Arena das Dunas (Foto: Paulo Victor Correia)Em Natal, o lema dos voluntários do programa Brasil Voluntário é se divertir e ajudar. Pouco antes de a bola rolar na Arena das Dunas, para o jogo Itália x Uruguai nesta terça-feira (24.06), última partida do Mundial na cidade, um grupo de voluntários estava pronto para atender aos visitantes. Distribuindo mapas da cidade e passando informações em inglês, italiano e espanhol, Jean Carlos fala com alegria do que é ser voluntário na Copa do Mundo de 2014. “Está sendo um momento de muita interação com pessoas de outros países, de outras culturas. Podemos perceber o quanto as torcidas que vieram para Natal são animadas, cantam o tempo todo, e o principal, se confraternizam”, conta.

E a atuação já rendeu histórias memoráveis. Jean Carlos cita um episódio, no primeiro jogo na Arena das Dunas, em 13 de junho, após a partida entre México e Camarões, que garante nunca se esquecer. “Teve um mexicano que se perdeu da família e não tinha nem ideia para onde ir. O voluntário deixou a pessoa no canto esperando, foi buscar pela fisionomia e pelo nome, em espanhol, e conseguiu achar e reunir a família. Então essa pessoa chorou, disse que o voluntário era amigo para sempre. Isso é muito gratificante, não tem dinheiro que pague”, lembrou.

Para ele, amizades e recordações ficarão para o resto da sua vida ao longo do programa Brasil Voluntário. “Fica como legado a aprendizagem, em primeiro lugar. Posteriormente a amizade que a gente teve e também a proximidade com outros países e culturas. A gente percebe que eles têm um prazer de estar no Brasil, apesar do falatório (na imprensa) de que tudo seria diferente, que teria violência, mas foi muito tranquilo”, conclui.

Recepção calorosa

Outro voluntário que estava próximo a Arena das Dunas, Gustavo Prexedes destacou os conhecimentos adquiridos no contato entre pessoas de outros países como o que mais ficará como recordação. Experiente com o voluntariado, ele está ajudando as pessoas na Copa do Mundo e já pensa mais a frente.

“É muito gratificante você chegar aqui e poder passar informações para quem está visitando nossa cidade, mostrando que o povo brasileiro é receptivo, amável e acolhedor. Isso é muito bom porque desmistifica aquela história de que a Copa não ia dar certo, que as pessoas estavam amedrontadas. Mas o que vemos hoje, por exemplo, nesse jogo Uruguai x Itália, que todos querem participar. A experiência foi válida e numa próxima também estarei participando. Já estou me candidatando para as Olimpíadas de 2016. É uma oportunidade única para todos nós”.

Gustavo Prexedes distribui mapas nos arredores da Arena das Dunas (Foto: Paulo Victor Correia)Gustavo Prexedes distribui mapas nos arredores da Arena das Dunas (Foto: Paulo Victor Correia)O clima de descontração também foi apontado como ponto positivo entre os voluntários.  Feliz em auxiliar os torcedores, a coordenadora Marineide Silva fala com satisfação da experiência. “A gente se diverte mais do que tudo. É muito bom”, comenta. Segundo ela, os turistas estão gostando bastante do calor do povo brasileiro. “Há uma receptividade muito boa por parte dos turistas. A língua não está sendo problema porque nós temos tradutores bilíngues e de libras também. Temos voluntários no aeroporto, rodoviária e nos pontos de mobilidade próximos ao estádio, como shoppings e supermercados. Fomos também convocados para o aeroporto. Hoje também foram voluntários bilíngues e de libras ao aeroporto”, explica.

Marineide também coleciona histórias interessantes de sua atuação. “Tivemos casos de voluntários nossos ganharem ingressos para o jogo do México por ter tratado muito bem os visitantes, outros que ganharam bolsas de estudo por conta do movimento voluntário e um que ajudou um mexicano perdido em Natal. Ele estacionou o carro ao lado da universidade e não se lembrava onde estava. Então, o voluntário ficou até localizar o carro. Depois, esse senhor deu um depoimento na rede social agradecendo o apoio. Isso é muito importante, ainda mais vendo nossos voluntários fazendo a diferença”.

Paulo Victor Correia, do Portal da Copa em Natal
Ascom - Ministério do Esporte
Confira o Portal da Copa, site do governo federal sobre a Copa 2014
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla