Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.
Informações: (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Seleção masculina de handebol conquista vaga no Mundial do Catar
- Detalhes
- Publicado em Terça, 01 Julho 2014 11:19
A seleção masculina de handebol ficou com a prata no Campeonato Pan-Americano, disputado no Ginásio Sérgio Matto, em Canelones, no Uruguai. Na noite do último domingo (29), a equipe foi superada na final pela Argentina, por 30 a 19 (15 a 12 no primeiro tempo). Assim como as duas melhores equipes da competição, o Chile também está classificado para o Mundial do Catar, que será em janeiro, após vencer o Uruguai na disputa do terceiro lugar e levar o bronze.
O clássico das Américas começou com um gol da Argentina, que abriu o placar com menos de um minuto, mas o Brasil não demorou para empatar. Os argentinos erraram bastante, com bolas para fora e na trave, mas ainda assim ficaram sempre à frente no marcador. No fim do primeiro tempo, o placar era de 15 a 12 para os argentinos. No segundo, a Argentina voltou ainda melhor, consistente no ataque e na defesa, neutralizando as ações do Brasil. Mesmo os brasileiros lutando até o fim, a dificuldade foi só aumentando e não foi possível reverter. A partida foi finalizada em 30 a 19.
Para o técnico Jordi Ribera, o grupo não apresentou seu melhor handebol na final. "Foi um jogo difícil e duro. Os argentinos têm um bom nível e foram superiores a nós durante os 60 minutos. Nós tivemos dificuldades para fazer gols e também para defender. Não conseguimos recuperar bem as bolas e erramos nos contra-ataques", analisou. "Agora, é levantar a cabeça e olhar para frente. Vamos seguir trabalhando para os nossos próximos objetivos", completou o treinador espanhol.
Após o confronto, Maik Santos foi eleito o melhor goleiro da competição. "Eu não esperava. A minha meta era a de ser campeão com a equipe, mas estou feliz pelo reconhecimento do meu esforço", disse.
Segundo o goleiro, todos têm que reconhecer o quanto a Argentina foi superior. "Eles foram eficazes nas ações de ataque e defesa. Entraram forte e dificultaram até o último minuto, não nos deixando jogar. Nós lutamos, mas não conseguimos fazer uma boa partida. Vamos seguir trabalhando para melhorarmos cada vez mais", relatou.
Nas outras disputas do dia, o Chile levou a melhor sobre o Uruguai, em um confronto equilibrado que foi finalizado em 25 a 24, assegurou a medalha de bronze e a terceira vaga para o Mundial do Catar. Em quinto lugar ficou a Groenlândia, após vencer os Estados Unidos, por 43 a 32. Por fim, a sétima colocação foi do México, que passou pela Guatemala, por 37 a 16.
Gols do Brasil: Fernando (6), Arthur Patrianova (3), Wesley (3), Diogo (2), Arthur Sousa (1), Guilherme (1), Lucas (1), Oswaldo (1) e Vinícius (1).
Tabela
Segunda-feira (23)
Chile 34 x 18 México
Argentina 33 x 20 Groenlândia
Terça-feira (24)
Brasil 28 x 17 Estados Unidos
Uruguai 36 x 19 Guatemala
Quarta-feira (25)
Argentina 33 x 16 México
Brasil 54 x 12 Guatemala
Groenlândia 24 x 29 Chile
Uruguai 27 x 23 Estados Unidos
Quinta-feira (26)
Estados Unidos 34 x 28 Guatemala
Groenlândia 33 x 24 México
Argentina 34 x 19 Chile
Brasil 33 x 15 Uruguai
Sábado (28)
Argentina 30 x 16 Uruguai - semifinal
Groenlândia 44 x 22 Guatemala - quinto ao oitavo
Brasil 36 x 28 Chile - semifinal
Estados Unidos 41 x 28 México - quinto ao oitavo
Domingo (29)
Guatemala 16 x 37 México - decisão do sétimo lugar
Groenlândia 43 x 32 Estados Unidos - decisão do quinto lugar
Uruguai 24 x 25 Chile - decisão do bronze
Brasil 19 x 30 Argentina - final
Fonte: CBHb
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook