Ministério do Esporte Após medalha em mundial, equipe piauiense de handebol escolar continua treinamentos visando competições internacionais
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Após medalha em mundial, equipe piauiense de handebol escolar continua treinamentos visando competições internacionais

Equipe mascuilna do Caic Balduíno terminou com o segundo lugar no Mundial Escolar de Handebol, na Turquia (Foto: Divulgação)Equipe mascuilna do Caic Balduíno terminou com o segundo lugar no Mundial Escolar de Handebol, na Turquia (Foto: Divulgação)Investir na rotina de treinos, conquistar títulos internacionais no esporte e representar a seleção brasileira em uma Olimpíada. Esses são os próximos objetivos dos atletas da equipe masculina escolar de handebol do Caic Professor Balduíno Barbosa de Deus, escola estadual de Teresina, no Piauí. A primeira grande conquista mundial eles já garantiram: a equipe piauiense alcançou, na última sexta-feira (27.06), o inédito vice-campeonato para o país no Mundial Escolar da modalidade, que foi disputado em Trabzon, na Turquia. Além da medalha de prata, a equipe ainda teve Leonardo Dutra eleito como o melhor jogador da competição. No feminino, a equipe nacional terminou com a sexta colocação na disputa.

A participação da delegação brasileira no Mundial Escolar de Handebol contou com recursos da Lei Agnelo/Piva. Além disso, dos 14 atletas que integraram a delegação masculina, 11 recebem o benefício do programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte. Na equipe feminina, cinco atletas são bolsistas.

Em sua segunda participação no Mundial – a primeira foi em 2012, quando os atletas piauienses terminaram com a oitava colocação –, a equipe do Caic Balduíno fez uma grande campanha. Na fase classificatória, os brasileiros foram superados apenas pela Turquia. A equipe verde e amarela venceu a Eslováquia, a Sérvia, a Hungria e a Grécia. Nas quartas de final, passaram pela Turquia B e, na semifinal, pela Dinamarca. Na final, a equipe brasileira foi superada pela Alemanha, por 28 a 20.

"Para eles, fomos uma zebra. Em Teresina fomos recebidos com todas as honras e agora mais do que nunca vamos continuar trabalhando muito para termos mais oportunidades aqui, em nível nacional”, disse o técnico da equipe Giuliano Ramos.

Ainda segundo o técnico, a iniciativa da escola tem o apoio da Secretaria Estadual de Educação e Cultura. “O projeto do handebol em nossa escola, que é pública, vem desde 2004 e contamos com a Secretaria para participar dos vários campeonatos brasileiros organizados pela Confederação Brasileira de Handebol. Agora, o handebol está crescendo em outras escolas de Teresina.”

A equipe chegou ao Mundial depois de vencer o Brasileiro Escolar de Handebol, organizado pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), que foi disputado em Guarapari, no Espírito Santo, em fevereiro, e serviu como seletiva. Do Brasileiro, em sua quarta edição, participaram 271 atletas de 18 escolas, representando 10 estados (DF, ES, MA, MG, PE, PI, PR, RJ, RN e SP). Na categoria feminina, o Colégio Anglo Líder, com várias unidades em Pernambuco, foi o campeão – e no Mundial na Turquia ficou em sexto lugar.

Em fevereiro deste ano, assim como em julho de 2013, um grupo de cinco jogadores do técnico Giuliano foi convidado por Jordi Ribera, técnico da seleção brasileira masculina adulta, para participar dos campings para juvenis realizados no Sesi-Blumenau, em Santa Catarina, pela Confederação Brasileira de Handebol (CBHb). Giuliano diz que “Marcus Vinícius e o Leonardo, de 17 e 18 anos, foram chamados para treinar com a seleção brasileira juvenil”.

Os programas com seleções de base da CBHb têm recursos de convênios com o Ministério do Esporte (de 2012, foram aplicados R$ 2.076.676,00 nessas categorias menores, com outros R$ 5.278.668,87 investidos no Sesi-Blumenau, para melhora de estrutura de handebol, rúgbi e atletismo).

Para o presidente da Federação de Esportes Estudantis do Piauí (FEEP), Francisco Braz, a medalha de prata na competição foi resultado de um trabalho contínuo de treinamento e renovação da equipe que vem sendo desenvolvido pelo técnico desde 2011, quando o time garantiu a vaga para o Mundial de 2012. “Por mais otimistas que estivéssemos, não imaginávamos chegar ao segundo lugar. Foi uma conquista fantástica e que abrirá muitas portas para que esses meninos cheguem ainda mais longe”, destacou o presidente, ressaltando que vários atletas da equipe têm potencial para serem considerados promessas olímpicas no esporte. “Acredito que em breve veremos alguns deles representando a seleção brasileira”, afirmou.

O Mundial Escolar de Handebol é organizado pela Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF, na sigla em inglês), à qual a Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) é filiada. A competição acontece a cada dois anos. O Brasil participa da disputa desde 2008, com as equipes masculina e feminina. Na primeira participação nacional, a equipe masculina terminou com a 13ª colocação e a feminina despediu-se da competição com o 11º lugar.

Segundo o secretário-geral da CBDE, Robson Aguiar, os avanços nas conquistas e o desenvolvimento do esporte escolar no país são resultado de investimento e da maior participação dos atletas nacionais nas disputas da categoria. “As competições brasileiras no nível escolar têm crescido muito nos últimos anos e isso também contribui com o desempenho de nossas equipes. O desporto escolar brasileiro vem se destacando cada vez mais nas competições internacionais. Isso se deve ao fato de estarmos participando anualmente das competições com o apoio do Ministério do Esporte e com isso vamos ganhando experiência”, explicou.

O próximo desafio para os atletas do Caic Balduíno são os Jogos Escolares da Juventude, que acontecem em novembro deste ano em João Pessoa, na Paraíba. “Iremos com força total para essa competição e, com o grande resultado do Mundial, com certeza a equipe do Caic Balduíno será respeitada e vista como um grande adversário”, destacou Francisco Braz.

Paula Braga e Denise Mirás
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla