Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.
Informações: (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Brasil garante quarta vaga do pentatlo moderno para Toronto 2015
- Detalhes
- Publicado em Terça, 22 Julho 2014 09:04
O Brasil iniciou o Pan-Americano da Cidade do México com dois pentatletas classificados para Toronto 2015: Felipe Nascimento e Yane Marques. Os dois carimbaram seus passaportes para o torneio no Canadá ao vencerem os Jogos Sul-Americanos Santiago 2014, no início do ano. Como a competição no México estava valendo como seletiva para o Pan do ano que vem, alguns países aumentaram o número de suas vagas.
No evento feminino, na sexta-feira (18.07), ao conquistar a medalha de ouro, Yane assegurou a segunda vaga no feminino ao país. Além do Brasil, Argentina, Canadá, Chile, Cuba, Estados Unidos, Guatemala e México também saíram com saldo bem positivo da disputa.
No sábado (19), após o evento entre os homens, o Brasil garantiu a sua quarta vaga, atingindo a marca do último Pan, Guadalajara 2011, quando também esteve representado por quatro pentatletas. Na disputa masculina da Cidade do México, além do Brasil, Argentina, Canadá. Chile, Cuba, Equador, Estados Unidos, Guatemala, México, República Dominicana, Peru e Venezuela também garantiram uma vaga no masculino, cada.
Até agora, para Toronto 2015, estão definidas 18 vagas no feminino (duas para Argentina, Brasil, Canadá, Chile e Estados Unidos; e uma para Cuba, Equador, Guatemala, México, Panamá, Peru, Uruguai e Venezuela); e 22 no masculino (duas para Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Equador, Estados Unidos, Peru e Venezuela; e uma para Cuba, Guatemala, México, Panamá, República Dominicana e Uruguai). Além delas, Estados Unidos e Canadá têm garantidos uma vaga; o primeiro por não estar incluído na última seletiva e o segundo por sediar o torneio do ano que vem.
A seletiva será os Jogos Centro-Americanos e do Caribe, que serão realizados em novembro, no México. Na ocasião, cada país que participar vai garantir uma vaga em cada gênero, assim como aconteceu em Santiago 2014.
Em Toronto 2015, o Pentatlo Moderno terá 22 mulheres e 28 homens. Se esse número não for alcançado na qualificação de novembro, os resultados do Pan-Americano da Cidade do México serão usados e alguns países poderão chegar a ter três representantes em cada gênero.
Revezamentos encerram torneio
A menos de um ano para a realização de Toronto 2015, o Campeonato Pan-Americano de Pentatlo Moderno contou com número recorde de países: 17. De olho na classificação para a competição do Canadá, os países enviaram os seus principais representantes para o torneio no Centro Olímpico da Cidade do México. O Brasil esteve representado por Larissa Lellys, Priscila Oliveira e Yane Marques, no feminino; e Danilo Fagundes, Felipe Nascimento e William Muinhos, no masculino.
Todos os seis pentatletas brasileiros que participaram do Campeonato Pan-Americano recebem o benefício da Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte; Yane, inclusive, na modalidade Bolsa Pódio. Ao lado de Larissa e Priscila, a pernambucana também faz parte do Programa de Alto Rendimento do Exército Brasileiro como Terceiro Sargento da Comissão de Desportos do Exército (CDE). O trio ainda integra o Time Brasil, do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
Entre os homens, Felipe e William foram revelados no PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém no Rio de Janeiro, São Paulo e em Pernambuco para a descoberta e formação de novos nomes para a modalidade. William ainda faz parte do Programa de Alto Rendimento da Força Aérea Brasileira como Terceiro Sargento da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA).
Fonte: CBPM
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook