Ministério do Esporte BH recebe 250 pesquisadores em congresso e seminário de estudos sobre o lazer
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

BH recebe 250 pesquisadores em congresso e seminário de estudos sobre o lazer

Foto: DivulgaçãoFoto: DivulgaçãoO lazer é tema de dois grandes eventos que acontecem até esta sexta (06.08), em Belo Horizonte. O 1º Congresso Brasileiro de Estudos do Lazer e o 15º Seminário Lazer em Debate reúnem cerca de 250 pesquisadores da Austrália, Canadá, Argentina, México e representantes de grupos de pesquisa de universidades brasileiras. 
 
Os dois eventos, promovidos na Escola de Educação Física, Filosofia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), são uma realização da Associação Brasileira de Pesquisas e Pós Graduação em Estudos do Lazer em parceria com a UFMG e apoio do Ministério do Esporte. Durante a cerimônia de abertura, na quarta (6), a diretora de Desenvolvimento de Políticas e Programas Intersetoriais, Andréa Ewerton, representou o secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, Ricardo Cappelli.
 
A gestora nacional destacou o apoio da pasta por meio da Rede Cedes, rede de apoio, fomento e difusão de conhecimento em Políticas Públicas de Esporte e Lazer. Ajuda que, segundo ela, marca o processo de retomada das ações dessa importante iniciativa do Ministério do Esporte. “As ações da Rede Cedes têm sido um divisor de águas, dentre elas as pesquisas, o repositório Vitor Marinho, as publicações e o apoio aos periódicos do setor”, acentuou.
 
Na oportunidade, o professor australiano Raymond Hibies, membro da Associação Mundial de Lazer, fez um panorama sobre a questão da pesquisa de pós-graduação de esporte e lazer no mundo. Ao ressaltar a existência de divergências na aprovação dessas temáticas no mundo, ele destacou o crescimento de pesquisas sobre a possibilidade de inserção no mercado de trabalho para egressos no curso de pós-graduação em lazer no mundo.
 
Entre as autoridades presentes estavam a presidente do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), Simone Rechia, o reitor da UFMG, Jaime Arturo Ramirez, o diretor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Sergio Teixeira da Fonseca, e o presidente da Associação Brasileira de Pesquisas e Pós Graduação em Estudos do Lazer, Helder Isayama. 
 
Ao dar ênfase ao trabalho desenvolvido em parceria com o Ministério do Esporte, Simone Rechia avaliou como excelente a discussão em torno da produção científica e do lazer que, em sua opinião,  tem tido grande evolução no Brasil. “O lazer está sendo discutido em diferentes grupos de pesquisas, em diversas universidades e pelo poder público – municípios, estados e governo federal.”
 
Para o  professor Helder Isayama, o Ministério do Esporte tem sido um grande parceiro das universidades no que se refere a pesquisas de pós-graduação em esporte e lazer. “Após a década de 1980, o Brasil vem ampliando muito a produção do conhecimento no campo do lazer em função de o tema estar sendo trabalhado na  pauta de diferentes cursos de pós-graduação e diferentes áreas”, frisou.
 
 
Carla Belizária
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla