Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.
Informações: (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Secretário do Ministério do Esporte visita a Sogipa, que recebeu novos equipamentos para judô e atletismo
- Detalhes
- Publicado em Quarta, 10 Setembro 2014 11:34
Segundo Alberto Molnar, gerente de Esportes, a Sogipa tem competições de atletismo em praticamente todos os fins de semana, com utilização dos novos equipamentos de campo: pesos, discos, dardos e martelos, kits do salto com vara com colchão, suportes e sarrafos, mesa de impulsão para saltos. No caso do judô, foram comprados 300 tatames para o dojô de 487 m2, com duas áreas oficiais e capacidade para público de 200 pessoas. O material está sendo usado em treinamentos e competições.
Ricardo Leyser diz que os Jogos Olímpicos de 2016 já estão trazendo legado para as equipes brasileiras. “As modalidades estão recebendo apoio para estruturar centros de treinamento, academias, departamentos de ciência e tecnologia e outras áreas importantes para a melhoria do desempenho dos atletas e dos treinadores. Esse programa de estruturação só existe graças à realização dos Jogos Rio 2016 no Rio de Janeiro”.
Medalhistas olímpicos e mundiais
O judô da Sogipa, referência e destaque no país, ocupa um dos cinco ginásios do clube e agora está mais estruturado, assim como a academia de musculação. Judocas como João Derly e Tiago Camilo já tinham sido campeões mundiais antes de Mayra Aguiar. Ela integra o programa Bolsa Atleta desde 2009. Em 2013, passou para a Bolsa Pódio, junto com os colegas Felipe Kitadai, Rochele Nunes e Maria Portela.
Atletas de Seleção Brasileira
O atletismo sogipano tem como destaques dois atletas dos 400 m, da seleção brasileira – Anderson Henriques, finalista no Mundial de Moscou 2013, e Pedro Barman, do revezamento 4x100m –, e a triplista olímpica Gisele Oliveira, além do técnico Leonardo Ribas, também da comissão técnica da CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo). A Sogipa ainda teve duas atletas nos Jogos Olímpicos da Juventude de Nanquim, na China, em agosto: Paola Luchin, dos 100 m com barreiras, e Thaís Gomes, do salto com vara.
Outros atletas do clube que também participaram de Mundial este ano foram os da seleção brasileira de esgrima – em Kazan, na Rússia: o sabrista Tywilliam Guzenski e o espadista Richard Grunhauser.
O convênio com o Ministério do Esporte ainda possibilitou à Sogipa a compra de material para a academia de musculação, com aparelhos para vários grupos musculares – que serve para todos os atletas. O basquete foi beneficiado com quatro tabelas novas – duas fixas e duas móveis –, além de dois placares eletrônicos.
Curiosidades:
- Existe uma faculdade dentro do clube: a Faculdade Sogipa de Educação Física, que tem quatro anos e já formou a primeira turma em janeiro de 2014
- Projeto Criança, com 30 anos: trabalho com crianças em período integral, em todas as modalidades esportivas
- A Sogipa tem 147 anos e 5.500 praticantes em 24 modalidades esportivas
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook