Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.
Informações: (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Secretário de Alto Rendimento, Ricardo Leyser, participa de seminário em Porto Alegre
- Detalhes
- Publicado em Quarta, 10 Setembro 2014 18:37
Para discutir o desenvolvimento que o esporte é capaz de proporcionar no país, o secretário de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser, participou, nesta quarta-feira (10.09), em Porto Alegre (RS), do seminário “O esporte como fator de desenvolvimento econômico”. O evento foi realizado na Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) e promovido pela Secretaria Estadual do Esporte e do Lazer.
Representando o ministro Aldo Rebelo, Leyser fez a abertura oficial do evento ao lado do secretário estadual do Esporte e do Lazer, Ricardo Petersen, que representou o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro. “Estamos no ano em que se realizou a Copa do Mundo da FIFA, com Porto Alegre sendo uma das sedes, e a dois anos para os Jogos de 2016, num momento em que o esporte brasileiro vive um investimento e um dinamismo muito grandes”, destacou Leyser.
Petersen também ressaltou a importância de se aproveitar o momento vivido no país para o debate proposto pelo seminário. “Queremos discutir a participação da iniciativa privada e do estado nessa parceria que resulta em medalhistas olímpicos, como o Felipe Kitadai”, completou Petersen, em referência ao judoca do clube Sogipa e bronze nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, que marcou presença na abertura do evento. Felipe Kitadai é um dos atletas do país beneficiados com a Bolsa-Pódio do governo federal.
Também esteve presente, entre outras autoridades, o professor Alberto Reinaldo Reppold, diretor da Escola Superior da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). “Com tantos recursos envolvidos, o esporte tem desempenhado um papel fundamental em nossa sociedade, do ponto de vista educacional, social e de saúde”, ressaltou.
Jogos Rio 2016
Na parte da tarde, Ricardo Leyser foi o responsável pelo painel “O papel do Estado e o desenvolvimento do esporte”, com mediação da secretária adjunta de Esporte e do Lazer, Tânia Antunes.
Na ocasião, o secretário do Ministério do Esporte aproveitou para destacar os resultados recentes de atletas brasileiros e a expectativa para os Jogos de 2016. “Houve um investimento, por meio de programas, convênios, leis e patrocínios de estatais, a partir da Lei Agnelo-Piva e que se intensificou com a criação do Ministério do Esporte, em 2003”, expôs.
Leyser destacou também os centros de treinamento que estão sendo construídos por todo o Brasil como parte da Rede Nacional de Treinamento, um dos maiores legados a serem deixados ao país com a realização dos Jogos do Rio de Janeiro. “Temos também os Centros de Iniciação ao Esporte, que serão 285 no país, em 263 municípios, e que representam um grande investimento na base, além do alto rendimento”, completou.
O secretário ainda assistiu ao Diálogo Aberto, com mediação do professor Alberto Reinaldo, e que teve a participação do campeão mundial de vôlei Gustavo Endres; do presidente da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), Manoel Luiz Oliveira; do sócio-diretor da Agência Escala, Alfredo Fedrizzi; do gestor de clubes, Evandro Bier; e de José Amilton Lopes, do Convention & Visitors Bureau.
“O seminário é uma aprendizagem, até mesmo para levar os conhecimentos para a minha equipe e nas visitas a empresas”, comentou o jogador Gustavo Endres, medalhista olímpico do vôlei em Atenas-2004 (ouro) e Pequim-2008 (prata), que defende o Vôlei Canoas e também atual na área de gestão e marketing da equipe.
O evento contou ainda com mesas de discussão sobre gestão de futebol, com a presença de representantes dos clubes Internacional e Grêmio; e sobre empreendedorismo.
Mundial Júnior de Handebol
Durante o seminário, o secretário estadual Ricardo Petersen anunciou oficialmente a realização do Mundial Júnior masculino de handebol, no ano que vem, no Rio Grande do Sul.
“O campeonato será em quatro cidades do estado e o maior evento esportivo do ano no Brasil. Teremos 24 países, dos cinco continentes, sendo a maioria europeus. Ainda não temos medalha em mundial no masculino, então será a nossa oportunidade, aqui no Rio Grande do Sul”, disse o presidente da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), Manoel Luiz Oliveira.
Ana Cláudia Felizola - Portal Brasil 2016, de Porto Alegre
Ascom – Ministério do Esporte
Confira o Portal Brasil 2016, site do governo federal sobre os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook