Ministério do Esporte Primeira etapa da Liga de Desenvolvimento de Basquete termina com três times invictos
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Primeira etapa da Liga de Desenvolvimento de Basquete termina com três times invictos

A quarta edição da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) começou com tudo. Dividida em duas sedes – São Paulo e Curitiba –, a primeira etapa da competição Sub-22 contou com a realização de 72 partidas e, ao final das disputas, neste domingo (3.11), três equipes foram imbatíveis: o Pinheiros/SKY (SP), o Basquete Cearense (CE) e UniCEUB/BRB/Brasília (DF).

A próxima etapa da competição, que é organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), está prevista para acontecer entre os dias 30 de novembro e 06 de dezembro, em sedes ainda a serem definidas pelo Departamento Técnico da LNB.

Com destaque para Scaglia, Brasília completa lista dos imbatíveis da 1ª etapa (Foto: Marcelo Elias/LNB)Com destaque para Scaglia, Brasília completa lista dos imbatíveis da 1ª etapa (Foto: Marcelo Elias/LNB)

Os pinheirenses, que fizeram suas partidas atuando literalmente em casa, no Ginásio Azul, no E.C.Pinheiros, não encontraram alguém que o parasse e venceram todas suas seis partidas que fez, contra os cariocas Botafogo, Flamengo, Macaé e Tijuca, além do Franca Basquete (SP) na última rodada.

Os destaques da campanha do clube do Jardim Europa na primeira etapa da LDB ficaram por conta do armador Georginho, de 17 anos, que mostrou muita personalidade nas vitórias pinheirenses e acumulou média de 14,8 pontos por jogo, e o ala/pivô Lucas Dias, de 19 anos, dono da quarta maior média de pontos da competição: 19,6 por jogo.

Outro time que também encerrou a primeira etapa da LDB 2014 sem saber o que é perder é o Basquete Cearense, que jogou na sede de Curitiba, no Ginásio Palácio de Cristal, e conquistou seis resultados positivos nos seis confrontos que disputou, contra o atual vice-campeão Minas (MG), além dos clubes da Região Sul, Tittas (PR), Círculo Militar do Paraná (PR), Blumenau (SC), Grêmio Náutico União (RS) e Joinville (SC).

Principal jogador do elenco Sub-22 e figura bastante utilizada pelo técnico Alberto Bial na equipe adulta do Basquete Cearense, o armador Davi Rossetto foi o maior nome do time nordestino na primeira etapa da LDB 2014, com média de 10,8 pontos, 4,0 assistências e grandes 7,2 rebotes por jogo.

O último invicto da primeira parte da competição Sub-22, é o UniCEUB/BRB/Brasília, que venceu o atual vice-campeão Joinville (SC), Minas (MG), Tittas, Blumenau (SC), Grêmio Náutico União (SC) e Círculo Militar do Paraná (PR).

Os candangos tiveram no ala Gustavo Scaglia, ex-Paschoalotto/Bauru, dono das expressivas médias de 15,1 pontos, 8,0 rebotes e 3,6 assistências, sua principal figura em quadra na primeira etapa da LDB 2014. O camisa 14 ainda foi responsável por quebrar o recorde de pontos da história da LDB ao anotar incríveis 37 pontos na eletrizante vitória sobre o Minas, na prorrogação, por 79 a 76.

Sport, Paulistano e Uberlândia dividem 4ª posição
Junto dos três líderes invictos da LDB 2014, Sport Club do Recife (PE), Paulistano/Unimed e  Unitri/Praia Clube (MG), conquistaram campanhas idênticas na primeira etapa do maior campeonato de base do país e estão dividindo a quarta colocação geral.

Reforçado e reformulado para esta edição da LDB, o Sport conquistou cinco vitórias, sobre Blumenau (SC), AABJ/Joinville (SC), Grêmio Náutico União (RS), Tittas (PR) e Minas Tênis Clube (MG), e apenas uma derrota, para o anfitrião Basquete Curitiba/Círculo Militar do Paraná (PR), terminando a primeira etapa com 83,0% de aproveitamento.

Com a mesma campanha dos pernambucanos, com quem divide a quarta posição geral, o Paulistano foi superado apenas pelo atual campeão Flamengo, na terceira rodada, por 74 a 53. No mais, levou a melhor sobre os cinco outros adversários: Paschoalotto/Bauru (SP), Tijuca (RJ), Franca Basquete (SP), Macaé Basquete (RJ) e Botafogo (RJ).

Junto de Paulistano e Sport, também com rendimento de cinco vitórias em seis partidas (83,0% de aproveitamento), o Unitri/Praia Clube foi superado apenas pelo rival Minas na rodada inicial e, depois, não encontrou quem o parasse e venceu seus cinco jogos seguintes, contra os catarinenses Blumenau e Joinville, os paranaenses Tittas e Círculo Militar do Paraná, e os gaúchos do Grêmio Náutico União.

Franca, Mogi, Limeira e Náutico brigam pelo G-8
Com campanha de quatro vitórias e duas derrotas (66,6% de aproveitamento), Franca Basquete, Mogi das Cruzes e Limeira dividem as duas posições que completam o grupo dos oito primeiros colocados no geral, que avançam à segunda fase da LDB ao final da fase de classificação.

Os francanos foram superados apenas pelos dois donos da casa da sede São  Paulo, Paulistano/Unimed, na terceira rodada, e Pinheiros/SKY, na rodada final da etapa. Fora os dois reveses, os comandados de Paulão Berger venceram Mogi e Limeira, equipes de mesma campanha, além do Taubaté (SP), e por isso, leva a melhor no desempate e ocupa oficialmente a sétima colocação.

Dividindo a oitava e última posição dentro do grupo dos classificados à próxima fase da LDB está o Mogi das Cruzes/Helbor, que perdeu para Franca e Macaé (RJ), e bateu o atual campeão Flamengo, Tijuca (RJ), Botafogo (RJ) e Bauru (SP), e a Winner/Limeira, que perdeu para as equipes paulistas Bauru e Franca, e superou os cariocas Tijuca, Flamengo e Macaé.

Outra equipe que também soma quatro vitórias e duas derrotas é o Clube Náutico Capibaribe (PE), que jogou a primeira etapa na sede Curitiba (PR). A equipe foi a última colocada da última edição da LDB e somou apenas uma vitória nos 24 que fez. No entanto, a história está diferente e os comandados de Mônica dos Anjos venceram Tittas (PR), União (RS), Joinville (SC) e Blumenau (SC), e perderam apenas para Minas e Círculo Militar do Paraná (PR).

Regulamento
De acordo com o regulamento da competição, as 24 equipes participantes jogarão entre si em turno único durante a fase de classificação, que será dividida em quatro etapas. Os oito melhores avançarão para a segunda fase, a ser disputada nos mesmos moldes das duas edições anteriores. Os oito times serão divididos em dois grupos e os dois melhores de cada lado passarão às semifinais, que assim como a decisão, será jogada em partida única.

Fonte: LNB
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla