Ministério do Esporte Programa de voluntariado na Copa do Mundo é tema de seminário na Universidade de Brasília
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Programa de voluntariado na Copa do Mundo é tema de seminário na Universidade de Brasília

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação

A Universidade de Brasília (UnB) foi responsável pela coordenação das parcerias com instituições de ensino superior nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 para a realização do Programa Brasil Voluntário, organizado pelo Governo Federal para o torneio. Com o objetivo de identificar que tipo de ação a iniciativa fomentou em cada uma das universidades, a UnB promoveu, nesta quinta e sexta-feiras (6.11 e 7.11), o Seminário de Voluntariado Público.

O diretor do Departamento de Gestão de Programas do Ministério do Esporte, Randal Farah, participou da solenidade de abertura. Acompanhado pela gerente do Programa Brasil Voluntário, Fábia Malta Brandão, o gestor destacou a importância da convergência entre as universidades parceiras e do Instituto Brasileiro de Informações em Ciência &Tecnologia (IBICT).

“O sucesso do Brasil Voluntário se deve ao arranjo institucional que envolveu tantos entes públicos, universidades, organizações da sociedade civil e pessoas comprometidas com o voluntariado. O sentido de parceria proporcionou o atendimento aos turistas e delegações internacionais que foi sucesso e notícia no mundo inteiro. Este é um grande legado”, declarou Farah.

A UnB promoveu a capacitação dos recursos humanos envolvidos no megaevento esportivo, realizando formação presencial - inclusive com treinamento de primeiros socorros pelo Corpo de Bombeiros -  e oferecendo ensino à distância (EaD) para cerca de 17 mil pessoas que acessaram o sistema.

Além da abertura, a programação contou ainda com as palestras “Experiência com voluntariado no Brasil” e “Modelo pedagógico em EaD para a formação de voluntários”, com a roda de conversas “Fortalecimento das parcerias entre as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES)” e com a oficina “Atendimento hospitalar”. Houve também relatos de quem participou do Brasil Voluntário.

Carla Belizária
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla