Ministério do Esporte Prêmio Brasil Olímpico 2014 volta a ser realizado no Rio de Janeiro
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Prêmio Brasil Olímpico 2014 volta a ser realizado no Rio de Janeiro

Depois de uma temporada em São Paulo, o Prêmio Brasil Olímpico volta ao Rio de Janeiro com algumas novidades. Além do tradicional prêmio aos ‘Melhores Atletas do Ano’, masculino e feminino, que serão definidos por um colégio eleitoral, uma das novidades em 2014 é a inclusão da categoria ‘Atleta da Torcida’, que será definida exclusivamente pelo voto dos torcedores, através da Internet. A festa de gala do esporte brasileiro será realizada no Theatro Municipal do Rio, no dia 16 de dezembro.

Para concorrer ao prêmio de Atleta da Torcida, o Comitê Olímpico do Brasil selecionará 12 atletas (seis homens e seis mulheres) que tenham marcado o esporte brasileiro em 2014, seja por sua performance, exemplo de superação, conquista inédita, ou por suas atitudes e condutas. A partir do próximo dia 16, um mês antes da cerimônia, o público conhecerá os concorrentes e já poderá votar através das mídias sociais do Time Brasil (facebook e twitter). O(a) atleta vencedor(a) da votação popular receberá um prêmio de R$ 30 mil.

Como todos os anos, COB também fará a premiação aos Melhores Atletas do Ano, masculino e feminino, além de premiar os melhores em cada uma das 43 modalidades esportivas. A escolha dos melhores atletas em cada modalidade e a definição dos dois atletas que receberão o Troféu Melhor Atleta do Ano serão realizadas até o próximo dia 18, por um júri composto por jornalistas, dirigentes, ex-atletas e personalidades do esporte. Os Melhores do Ano também receberão R$ 30 mil.

Outra novidade deste ano é a possibilidade de duplas concorrerem aos principais prêmios do evento. Dessa forma, atletas que competem juntos, em duplas do vôlei de praia ou da vela, por exemplo, não concorrerão mais entre si, mas sim de forma conjunta. Nesse caso a premiação será dividida entre os(as) atletas.

Os medalhistas nos Jogos Olímpicos da Juventude Nanquim 2014, realizados em agosto, também receberão homenagem especial. A delegação brasileira foi formada por 97 atletas, a segunda maior entre os 205 países participantes do evento, atrás apenas da China, com 123. O Brasil encerrou a competição com 15 medalhas (seis de ouro, oito de prata e uma de bronze). As 15 medalhas representaram mais que o dobro das conquistadas em Cingapura 2010, edição inaugural do evento. Foram sete, na ocasião.

Oscar do esporte brasileiro, o Prêmio Brasil Olímpico 2014 chega à sua 16ª edição prestando homenagens ainda em outras categorias: Melhor Técnico Individual e Coletivo; Troféu Adhemar Ferreira da Silva; Melhores Atletas dos Jogos Escolares da Juventude e Troféu COI, entre outras premiações.

Os Melhores do Ano das edições anteriores do Prêmio Brasil Olímpico:

1999 – Maurren Maggi (atletismo) e Gustavo Kuerten (tênis)
2000 – Leila Barros (vôlei) e Gustavo Kuerten (tênis)
2001 – Daniele Hypolito (ginástica artística) e Robert Scheidt (vela)
2002 - Daniele Hypolito (ginástica artística) e Nalbert (vôlei)
2003 – Daiane dos Santos (ginástica artística) e Fernando Meligeni (tênis)
2004 - Daiane dos Santos (ginástica artística) e Vanderlei Cordeiro de Lima (atletismo)
2005 – Natália Falavigna (taekwondo) e João Derly (judô)
2006 – Laís Souza (ginástica artística) e Giba (vôlei)
2007 – Jade Barbosa (ginástica artística) e Thiago Pereira (natação)
2008 – Maurren Maggi (atletismo) e Cesar Cielo (natação)
2009 – Sarah Menezes (judô) e Cesar Cielo (natação)
2010 – Fabiana Murer (atletismo) e Murilo Endres (vôlei)
2011 - Fabiana Murer (atletismo) e Cesar Cielo (natação)
2012 – Sheilla Castro (vôlei) e Arthur Zanetti (ginástica)
2013 – Poliana Okimoto (maratona aquática) e Jorge Zarif (vela)

Fonte: COB



 

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla