Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.
Informações: (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Estudantes de Natal e Rio de Janeiro são destaques na I Copa de Inclusão do Segundo Tempo em Alagoas
- Detalhes
- Publicado em Sexta, 12 Dezembro 2014 11:35
Em Alagoas, as cidades de Marechal Deodoro, Roteiro e Barra de São Miguel receberam na primeira semana de dezembro, a I Copa do Programa Segundo Tempo (PST)/Forças no Esporte, como parte integrante da programação da quarta edição da Copa Nordeste de Corrida de Orientação (Copane). O evento reuniu mais de 200 alunos, de 12 a 16 anos, beneficiados pelo programa do Ministério do Esporte em parceira com o Ministério da Defesa, atendidos em unidades militares de Natal, Maceió e Rio de Janeiro.
A garotada de Natal participa dos núcleos implantados na Estação Rádio da Marinha e da Base Aérea, enquanto que os alunos da capital alagoana de Maceió são atendidos na Capitania dos Portos e pelo 59º Batalhão de Infantaria Motorizada. Já os estudantes cariocas são beneficiados pelo Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (Cefan), no Rio de Janeiro. No PST/Forças no Esporte, além da prática de esporte, 15 mil estudantes distribuídos em mais de 130 organizações militares do Exercito, Aeronáutica e Marinha onde contam com atendimento médico e odontológico, reforço escolar e alimentação assegurada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
De acordo com o comandante José Ferreira de Barros, coordenador-geral da parceria Segundo Tempo/Forças no Esporte (Profesp), cada vez mais o esporte se propaga como ferramenta de geração de oportunidades, do conhecimento e da troca de experiências. “A competição de esporte de aventura em Alagoas foi um momento inesquecível àquelas crianças e adolescentes. Elas viajaram de ônibus conseguidos pelas organizações militares (OM) que executam o PST/Forças no Esporte e ainda ficaram alojados no Batalhão de Infantaria Motorizada”, informou, ao ressaltar que a maioria dos alunos carentes jamais viajou de seu estado para conhecer qualquer outro lugar.
Foram três dias de muito esporte com direito a competições e turismo. No primeiro dia, os jovens do PST participaram da cerimônia de abertura, na sexta (5), na cidade de Marechal Deodoro, com a presença do prefeito Cristiano Matheus e das autoridades locais. Em seguida, foi dado inicio a primeira etapa da Copa, a prova sprint, com um percurso rápido pela cidade e pelo centro histórico.
Nos dias 6 e 7 de dezembro aconteceram as provas de médio e longo percursos, na praia do Gunga. Divididas por faixa etária, as provas reuniram níveis de conhecimento da modalidade, gênero e competições individual e em duplas.
Orientação
Modalidade praticada pelos atletas militares do Exército, Marinha e Aeronáutica, a corrida de orientação segue a linha da preservação ambiental e tem como campo de jogo matas, florestas e parques ecológicos. Durante as provas, os atletas usam bussola e mapas e chip eletrônico nos dedos para demarcação do tempo. Já a sprint é uma prova rápida que tem como característica o percurso curto, com exigência de raciocínio rápido e é desenvolvida em ambientes de menor extensão, normalmente em área urbana.
Copane
A Copa Nordeste de Orientação surgiu por iniciativa da Federação Cearense de Orientação (FECORI) que realizou, em 2011, sua primeira versão, em Fortaleza, com a cerca de 400 participantes cearenses. A segunda edição em 2012 na Paraíba, e da terceira, no Rio Grande do Norte, em 2013, houve a participação de praticantes da orientação de vários estados brasileiros. A mais recente, a Copane/Alagoas é inédita por ter incorporado mais dois campeonatos denominados I Copa de Sprint e I Copa de Inclusão Social.
A ideia é que a edição de 2015 aconteça na Bahia, juntamente com a II Copa de Inclusão Social do Profesp. “Nossa expectativa é que assim como a Copane a Copa de Inclusão Social faça parte do calendário anual da programação, com a participação dos núcleos do PROFESP de todo o Brasil”, informou capitão Elias Batista dos Santos Filho, membro da coordenação-geral da parceria Segundo Tempo/Forças no Esporte (Profesp),
O militar ainda destacou que foi graças à capacitação pedagógica do Profesp ocorrida em abril deste ano, que professores e monitores foram preparados para desenvolver a orientação como opção de modalidade esportiva dentro dos seus planejamentos pedagógicos. “Os alunos dos núcleos de Natal e do Rio de janeiro participaram de oficinas que os treinaram para a I Copa de Inclusão Social”, completou Elias Filho.
Carla Belizária
Ascom- Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook