Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.
Informações: (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Acre apresenta proposta para mais um Centro de Iniciação ao Esporte
- Detalhes
- Publicado em Quarta, 25 Fevereiro 2015 12:25
O Estado do Acre conta atualmente com dois Centros de Iniciação ao Esporte (CIEs) em fase de construção. Em reunião com o ministro do Esporte, George Hilton, nesta quarta-feira (25.02), em Brasília, o deputado federal Alan Rick Miranda (PRB/AC) e o prefeito da cidade de Sena Madureira, Mano Rufino (PR), apresentaram a proposta de inclusão de mais um município acriano para receber a estrutura esportiva que faz parte do legado nacional dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do Rio 2016.
O Centro de Iniciação ao Esporte vai beneficiar crianças e jovens que queiram praticar esportes em até 13 modalidades olímpicas, seis paraolímpicas e uma não olímpica. Por meio do PAC2, R$ 967 milhões do Orçamento da União foram reservados para projeto e construção de 269 CIEs em 254 municípios de todas as regiões brasileiras.
O Acre conta com dois CIEs em fase de construção: na capital Rio Branco e na cidade de Cruzeiro do Sul. A proposta apresentada ao ministro é incluir o município de Sena Madureira. “Os CIEs são um instrumento fantástico para que a juventude possa ser inserida na prática esportiva. Para se ter uma ideia, a cidade de Sena Madureira é o terceiro maior município do Estado. Nós trouxemos o prefeito pela disponibilidade do município para que esse instrumento possa ser instalado para atender à população”, explicou o deputado.
Os CIEs farão parte da Rede Nacional de Treinamento, na base da estrutura, e se destinam à descoberta de talentos. Segundo Alan Rick, existe uma demanda grande no Estado por ações que atendam a demanda da prática esportiva olímpica. “Os dois CIEs já estão licitados e, por conta das fortes chuvas no Acre, as obras não foram iniciadas. Quando restabelecer a situação normal, as obras serão iniciadas. Estamos saindo felizes pela disponibilidade do ministro em auxiliar mais um município acriano com mais um CIE”, disse.
Para o deputado federal, o esporte é o caminho para combater a obesidade, ociosidade e as drogas. “Muitos municípios acrianos sofrem com a entrada de drogas que vêm da Bolívia. A infraestrutura é um instrumento esportivo e que também serve para a inclusão social, ocupação do tempo e produtividade do jovem. Com o CIE, a cidade poderá contar com instrumento para melhorar a qualidade de vida da população”, acrescentou.
Saiba mais sobre o CIE:
Confira o site do Centro de Iniciação ao Esporte
Apresentação do projeto
Breno Barros
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook