Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.
Informações: (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Entrevista: Nawal El Moutawakel destaca “revolução” feminina no esporte
- Detalhes
- Publicado em Sexta, 06 Março 2015 11:58
Ghada Shouaa, Hassiba Boulmerka, Habiba Ghribi: nomes de mulheres árabes, algumas africanas, todas pioneiras no esporte. Elas conquistaram a primeira medalha olímpica feminina para seus países – Síria, Argélia e Tunísia. Para que elas e muitas outras pudessem chegar ao pódio, uma mulher fez história em Los Angeles 1984, ao vencer a prova então inédita no programa olímpico feminino, os 400m com barreiras, tornando-se a primeira árabe e africana a ganhar um ouro nos Jogos. Seu nome é Nawal El Moutawakel.
“Eu estava feliz por fazer parte daquela história, por mostrar a todas as mulheres do planeta que as elas podiam correr e saltar e se destacar. Agora as portas estão abertas para todas. Fico feliz por ter contribuído pelo menos um pouco com essas conquistas e com o empoderamento das mulheres no atletismo e nos esportes”, disse.
O nome de Nawal está sempre na mídia brasileira e internacional, já que é chefe da Comissão de Coordenação dos Jogos Olímpicos Rio 2016, mas a marroquina de 52 anos tem amplo histórico de contribuição para a participação feminina no movimento esportivo. Primeiro como atleta, depois como administradora esportiva – já foi ministra da Juventude e Esportes em Marrocos.
Em entrevista ao brasil2016.gov.br, Nawal afirma que vivemos uma “pequena revolução” no esporte. “Nós vimos em Londres a quantidade de mulheres participando (4.676) e vivemos um momento histórico no movimento olímpico e no esporte de forma geral porque, pela primeira vez, vimos pelo menos uma mulher em cada delegação . Vimos mais de 35 comitês olímpicos nacionais com mais mulheres que homens. Pela primeira vez, há quatro mulheres no Comitê Executivo do COI. Essas coisas nunca aconteceram no passado”, contou.
» Confira a entrevista completa no brasil2016.gov.br
Ela ainda comentou sobre a preparação do Brasil para receber os Jogos Rio 2016. "Estou ansiosamente esperando o 5 de agosto de 2016 para estar lá, orgulhosa, como todos os brasileiros, por tudo que vocês alcançaram nesses últimos anos, primeiro como nação candidata, depois como país organizador. Todo o legado deixado será extraordinário. Com as instalações para os atletas, com a infraestrutura para os cariocas. Quando você vê a Vila Olímpica, o Parque Olímpico, quando vai a Deodoro, quando vê os eventos que serão realizados em Copacabana... Todos esses elementos combinados são fantásticos para o Rio, para o país, para a América do Sul e para os esportes de forma geral".
Carol Delmazo, brasil2016.gov.br
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook