Ministério do Esporte Tênis de mesa: seleção masculina bate Chile de virada e está na semi
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Tênis de mesa: seleção masculina bate Chile de virada e está na semi

O mesatenista Hugo Calderano, contemplado com o Bolsa Atleta, deu mais uma prova nesta terça-feira (17.03) de que a força mental é uma de suas principais armas. Com uma incrível virada, o atleta de 18 anos fechou a vitória da seleção masculina por 3 jogos a 1 sobre o Chile, definindo a classificação brasileira às semifinais por equipes do Campeonato Latino-Americano, que está sendo disputado em Buenos Aires, na Argentina.

Foto: Christian Martinez/ RBG StudioFoto: Christian Martinez/ RBG StudioNo quarto jogo do duelo, Calderano, 73º colocado do ranking mundial, saiu perdendo por 2 sets a 0 para Gustavo Gómez e chegou a ter 5/10 na quarta parcial, quando estava 2 a 1 para o rival. De forma sensacional, salvou os cinco match points, fechou em 12/10 e foi buscar a virada por 3 a 2 no quinto set.

“Muitas vezes, a estreia é difícil. Entramos contra uma equipe forte, que já tinha jogado ontem e hoje. Não vou dizer que foi bom, porque já havia derrotado ele com mais tranquilidade anteriormente. Mas foi muito positivo ter conseguido virar esse jogo. De certa forma, pode nos dar mais confiança, principalmente na minha cabeça. Consegui me manter calmo para virar”, disse o brasileiro após o jogo.

O próprio Calderano havia aberto o confronto contra os chilenos com vitória: 3 a 0 sobre Manuel Moya (395º). Na sequência, Humberto Manhani também fez uma boa partida e superou Juan Lamadrid (331º) por 3 a 1.

Nas duplas, o Chile marcou seu único ponto no confronto. Em um duelo marcado pelo equilíbrio, Manhani e Cazuo Matsumoto (92º) acabaram batidos por Gómez e Lamadrid no quinto set.

Na semi, a seleção masculina enfrentará o vencedor do confronto entre Paraguai e Porto Rico. Caso avance, duelará com México ou Argentina na decisão.

No feminino, o Brasil venceu Cuba por 3 jogos a 0 e também se garantiu na semifinal. A equipe formada por Lin Gui (137ª), Ligia Silva, Jessica Yamada (190ª) e Leticia Nakada (213ª) disputará uma vaga na decisão contra a Colômbia. A final está marcada para as 18h20.

Próximos desafios
Todos os oito brasileiros que disputam os torneios por equipes também estarão nas disputas individuais, de quinta (19.03) a sábado (21.03). Hugo Calderano, no masculino, e Lin Gui, no feminino, são os principais cabeças de chave da competição.

Nas duplas, a seleção será representada por Lin Gui/Ligia Silva, Jessica Yamada/Leticia Nakada e Hugo Calderano/Thiago Monteiro. As duas chaves serão realizadas na quarta (18.03), quando avançarão até as semifinais. As decisões acontecerão no sábado. A programação é a mesma das duplas mistas, em que o Brasil terá Humberto Manhani e Ligia Silva.

A seleção brasileira paraolímpica conta com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte e de convênio entre a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) e o Ministério do Esporte, que são aplicados no pagamento dos mesatenistas, técnicos, equipe multidisciplinar, compra de material e equipamento, além de custeio de viagens.

Fonte: Confederação Brasileira de Tênis de Mesa
Ascom – Ministério do Esporte

Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

 

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla