Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.
Informações: (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Programa de Esporte e Lazer vai beneficiar 15.600 pessoas em Cuiabá (MT)
- Detalhes
- Publicado em Terça, 24 Março 2015 16:58
Uma parceria firmada no ano passado entre o Ministério do Esporte e a Prefeitura Municipal de Cuiabá, no Mato Grosso, vai beneficiar diretamente 15.600 pessoas, distribuídas em 39 núcleos recreativos de esporte e lazer. A iniciativa faz parte do Programa Esporte e Lazer da Cidade (Pelc), do Ministério do Esporte, que já está com atividades esportivas e de lazer programadas para acontecer em várias cidades brasileiras.
A Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis) está ministrando o primeiro Módulo Introdutório para Formação de Agentes Sociais de Esporte e Lazer, desde a última segunda-feira (23.3), na Universidade Federal de Cuiabá (UFMT). As atividades do programa envolvem o trabalho de um coordenador-geral, 39 coordenadores de núcleo e 234 agentes sociais no processo de implantação e desenvolvimento das atividades esportivas, recreativas e de lazer, distribuídas em cinco pólos regionais no município.
Para a coordenadora-geral de Estudos e Pesquisas de Esporte e Lazer, Ana Elenara Pintos, que ministrou palestra sobre o Pelc, “é somente por meio da formação continuada, do acompanhamento, do monitoramento e da avaliação, e da retroalimentação que as ações serão qualificadas,” afirmou. A vigência do Pelc, em Cuiabá, será de 24 meses, sendo quatro destinados ao processo de estruturação do programa (em curso) e 20 meses de desenvolvimento de atividades.
Durante esse período, o Ministério do Esporte, por meio da Snelis, em parceria com a UFMT, realizará ainda quatro encontros presenciais de formação, envolvendo, além de coordenadores e agentes sociais, representantes da entidade de controle social e integrantes do conselho gestor (sendo a instância que será criada para acompanhar, monitorar, avaliar e deliberar as ações do programa localmente) - o qual envolve participantes/representantes dos núcleos de todas as idades, parceiros, além da equipe de trabalho.
Além dos investimentos na capacitação gerencial (em que os CG e gestores são recebidos em Brasília para um primeiro contato com o Programa e equipe) e a Formação Modular (realizada in loco, junto às entidades parceiras), o Ministério do Esporte investe também na educação a distância e durante a realização desse módulo, já foram inscritos os interessados na modalidade.
Paralelamente, a Snelis efetua o acompanhamento, monitoramento e avaliação da parceria, buscando ao mesmo tempo o desenvolvimento das atividades e a qualificação do processo. Em Cuiabá, dança, lutas, atividades esportivas, físicas, teatro, artes manuais são algumas das atividades previstas no Pelc.
Cleide Passos
Ascom do Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook