Ministério do Esporte Em lançamento de frente parlamentar, ministro defende diálogo com Congresso
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Em lançamento de frente parlamentar, ministro defende diálogo com Congresso

Durante o lançamento da Frente Parlamentar Mista do Esporte, nesta quinta-feira (26.3), em Brasília, o ministro do Esporte, George Hilton, anunciou ações voltadas para ampliar e estreitar as relações com o Congresso Nacional. “Em um primeiro momento, quero encurtar a distância entre o parlamento e o ministério. Assim teremos um pleno diálogo, sempre objetivando o esporte como agenda positiva”, frisou Hilton, ao lembrar que, a partir de abril, estará naquela Casa uma vez por mês para atender os pedidos de deputados e senadores para os municípios. "A Frente Parlamentar será o espaço adequado para os debates", frisou.

O segundo compromisso do governo federal é a prorrogação da Lei de Incentivo ao Esporte, para continuar servindo como instrumento de fomento ao setor. A terceira ação será a elaboração do Sistema Nacional do Esporte, baseado nos dados do diagnóstico produzido pelo Ministério do Esporte, e será um piloto do projeto que será enviado ao Congresso.

(Foto: Francisco Medeiros/ME)(Foto: Francisco Medeiros/ME)

“O Sistema Nacional virá ao Congresso e faço um apelo aqui. Pensem que nós estamos vivendo um ciclo virtuoso nos últimos 10 anos. Este período deve exigir do parlamento a defesa de um grande legado. Não somente um legado material, de estrutura em todo país, por meio da Rede Nacional de Treinamento, mas de um legado imaterial. É fazer do Brasil uma potência esportiva de forma sustentável para despertar nas crianças a vontade de praticar esporte. Esse será a responsabilidade da Câmara e do Senado: construir o sistema, definindo as responsabilidades de diferentes entes, com os municípios, ligas, clubes e a prática da educação física nas escolas”, explicou George Hilton.

Presidida pelo bicampeão mundial de judô e deputado federal João Derly (PCdoB/RS), a Frente Parlamentar Mista do Esporte servirá como fórum para debater o esporte nacional. O parlamentar ressaltou que o esporte tem ainda mais relevância neste momento de preparação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. “O que justifica receber grandes eventos é o legado. Não somente o legado físico, que é importante, mas o legado intangível, que não é falado. O fortalecimento da cultura esportiva, o desejo da prática, o despertar dos ídolos para transmitir os valores do esporte. A frente parlamentar estará acompanhando os Jogos Olímpicos, por meio de visitas técnicas, e tenho certeza de que faremos uma excelente competição”, afirmou. O senador Romário Farias (PSB-RJ) e o deputado Andres Sanches (PT-SP) são os vice-presidentes da frente.

(Fotos: Francisco Medeiros/ME)(Fotos: Francisco Medeiros/ME)

O presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, destacou a união em apoio ao esporte e, principalmente, na realização dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. “Sem a união dos governos não seria possível promover os Jogos do Rio. Governos federal, estadual e municipal e das confederações brasileiras. Essa é a maneira cada vez mais intensa para o esporte entregar tudo aquilo que ele se compromete. Temos a verdadeira convicção que realizaremos os Jogos Rio 2016 de uma forma espetacular”, disse.

O evento contou também com a presença do secretário executivo do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser, parlamentares, presidentes de confederações esportivas, como Jair Pereira da Confederação Brasileira de Clubes (CBC), além de atletas olímpicos, entre eles Érika Miranda e Luciano Correia, além do lutador de MMA Rodrigo Minotauro.

Breno Barros
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla