Ministério do Esporte Ministro recebe estudantes e articula melhorias na Universidade Federal de Santa Catarina
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Ministro recebe estudantes e articula melhorias na Universidade Federal de Santa Catarina

Foto: Paulino Menezes/MEFoto: Paulino Menezes/MEDepois de entregar a nova pista de atletismo da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na tarde desta quinta-feira (26.03), o ministro do Esporte, George Hilton, recebeu os dirigentes do Diretório Central dos Estudantes e articulou com eles a revitalização dos demais equipamentos do centro de esportes – quadra de tênis, campo de areia, ginásios e quadras poliesportivas, além dos vestiários.
 
“A revitalização das quadras não deixará a pista de atletismo como algo isolado dentro da universidade. Temos a comunidade acadêmica e a dos bairros vizinhos que utilizam esses espaços, mas eles necessitam de reformas”, afirmou Bruno Magnus, presidente do DCE.
 
O ministro explicou que as universidades federais contam com programas realizados em conjunto entre os ministérios do Esporte e da Educação para a melhoria da infraestrutura e se comprometeu a discutir as necessidades da UFSC junto ao MEC.
 
“Estou feliz, porque geralmente a gente traz novidades, mas, desta vez também levaremos novidades, porque é importante essa conversa para sabermos as necessidades locais e buscarmos as possíveis soluções com as nossas áreas técnicas”, disse.
 
O ministro ainda destacou que o objetivo é integrar cada vez mais as políticas públicas de esporte e educação e explicou que a ideia de se ter um Sistema Nacional de Esporte vai estimular a prática esportiva desde a infância. “Nós queremos debater com toda a sociedade sobre qual modelo de prática esportiva desejamos para o Brasil. Desde a educação física nos primeiros anos escolares até as universidades, devemos ter uma política perene e com várias fontes de recursos. Esporte é cidadania e temos que garantir acesso a ele, com espaços públicos para a prática esportiva”.
 
Foto: Paulino Menezes/MEFoto: Paulino Menezes/ME
 
Durante a entrega da pista de atletismo, alguns estudantes do Centro Acadêmico de Educação Física (CAEF) protestaram contra as condições de algumas instalações do Centro de Desportos. Marina Neves discursou em nome do CAEF. “Todos os dias a gente fica sem água aqui. As quadras externas estão há mais de 30 anos sem reformas, a gente cansou de encaminhar projetos, mas não tem verbas. O vestiário é uma área importante para a educação física, mas, não tem sabonete, papel higiênico e segurança”, afirmou. Ela também se declarou contra a realização de grandes eventos esportivos no Brasil.
 
O ministro parabenizou a atitude da reitora da UFSC, Roselane Neckel, por ela ter aberto a palavra aos estudantes e lembrou que somente com a consolidação da democracia os brasileiros conquistaram o espaço para exigir melhorias nas políticas públicas. “A gente tem que concordar com vários pontos colocados pelos estudantes. Eles estão repletos de razão e temos que apoiá-los, porque é deles que depende o futuro da nação. Talvez, em outras épocas, não seria possível um espaço como este para se expressarem e reivindicarem”, declarou Hilton.
 
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla