Ministério do Esporte Brasil terá delegação recorde nos Jogos Pan-Americanos Toronto 2015
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Brasil terá delegação recorde nos Jogos Pan-Americanos Toronto 2015

Os Jogos Olímpicos Rio 2016 se aproximam e a preparação dos atletas brasileiros segue em ritmo avançado. Porém, antes da histórica participação olímpica em casa, o Time Brasil tem um compromisso marcado para daqui a 100 dias, quando terão início os Jogos Pan-americanos Toronto 2015. A competição continental será a última oportunidade do Comitê Olímpico do Brasil (COB) reunir uma delegação multiesportiva de porte antes do Rio 2016. E o Brasil já embarcará para o Canadá quebrando um recorde. Com uma delegação de cerca de 600 atletas, este será o maior contingente enviado para um evento esportivo fora do país. A maior delegação brasileira em todas as edições de Jogos Pan-americanos participou do Rio 2007, com 660 atletas. Em Guadalajara 2011 foram 515. Atualmente o país já conta com 460 vagas garantidas na competição continental, que será realizada entre 10 e 26 de julho, no Canadá.
 
O chefe da Missão Brasileira em Toronto será o medalhista olímpico e membro do Comitê Olímpico Internacional, Bernard Rajzman, que neste momento está na cidade canadense junto com outros integrantes do COB para definição de detalhes da participação brasileira na competição. “Esta é a nossa quarta e última visita de inspeção. Já temos toda a operação que envolve a delegação brasileira detalhada. Agora é colocar o nosso planejamento em prática e dar todas as condições para que os atletas só se preocupem em competir e descansar. Tenho a certeza de que Toronto fará uma edição fantástica dos Jogos Pan-americanos, que servirão como uma importante etapa da preparação brasileira para os Jogos Olímpicos Rio 2016”, afirmou Bernard, que chefiou a delegação nacional em Guadalajara e nos Jogos Olímpicos Londres 2012.
 
O COB e as Confederações Brasileiras Olímpicas utilizarão os Jogos de Toronto como um estágio na preparação para os Jogos Olímpicos Rio 2016. “Os Jogos Pan-americanos Toronto 2015 são uma etapa importante na preparação da delegação brasileira que irá ao Rio 2016. Será a última oportunidade de reunirmos todo o Time Brasil antes dos Jogos Olímpicos e avaliarmos procedimentos que colocaremos em prática no ano que vem em casa”, observou Marcus Vinicius Freire, diretor executivo de esportes do COB.
 
A meta do COB em Toronto é colocar o Time Brasil entre os três principais países no quadro total de medalhas das modalidades olímpicas e superar o número de pódios de Guadalajara 2011 (141 medalhas, sendo 48 de ouro, 35 de prata e 58 de bronze). Em virtude do calendário de Campeonatos Mundiais em 2015, algumas modalidades não levarão seus principais atletas para o Canadá. “Cada modalidade montará sua estratégia. A importância do Pan varia para cada atleta e modalidade. Mas a nossa meta é a mesma das duas últimas edições, em que obtivemos êxito. Nosso objetivo no Pan é chegar entre os três primeiros países no total de medalhas em disputa nas modalidades olímpicas. Sem nunca esquecer de que o mais importante para a gente é o dia 5 de agosto de 2016, dia da Cerimônia de Abertura dos Jogos do Rio”, pontuou o diretor executivo de esportes do COB.
 
Em Toronto, o Time Brasil competirá em todas as modalidades olímpicas e em seis pan-americanas - boliche, caratê, esqui aquático, patinação artística, softbol e squash. O Brasil não enviará representantes nas seguintes modalidades: beisebol, hóquei sobre grama (feminino), raquetebol e patinação velocidade.
 
Para algumas modalidades, os Jogos Pan-americanos serão a chance de confirmar vagas no Time Brasil do Rio 2016. “Atletismo e natação utilizarão o evento para obtenção de índices. Já modalidades como levantamento de peso, pentatlo moderno, taekwondo, tiro esportivo e o triatlo podem conquistar no Canadá vagas para os Jogos Olímpicos do ano que vem”, explicou Adriana Behar, gerente geral de planejamento esportivo do COB.
 
Para o hóquei sobre grama brasileiro, no entanto, Toronto 2015 será decisivo. “O time masculino deve ficar entre os seis primeiros para se qualificar para os Jogos Olímpicos do ano que vem. Será a última chance de levar a equipe para o Rio 2016”, explicou Behar.
 
A canoagem slalom, o handebol e o hipismo também são modalidades classificatórias no Pan, mas que o Brasil já está garantido em 2016.
 
Além de apoiar a preparação esportiva dos atletas, o COB está à frente do planejamento de toda logística que envolve a Missão Brasileira em Toronto. Assim como em Londres, com o Crystal Palace, em Toronto o Time Brasil terá uma base exclusiva de treinamento, que será montada pelo COB na Universidade de York, mesmo local de competições do atletismo e tênis.
 
A delegação brasileira ficará dividida na Vila Pan-americana principal, localizada no centro de Toronto, e nas outras cinco sub-vilas dos Jogos: Brock University (Remo e Canoagem), Nottawasaga (Tiro esportivo e Hipismo), Horseshoe Resort (Ciclismo MTB), McMaster University (Futebol) e Minden (Canoagem Slalom).
 
Os Jogos Pan-americanos Toronto 2015 reunirão mais de 6 mil atletas de 41 países das Américas na disputa por medalhas em 36 esportes e 52 modalidades.

Fonte: COB
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla