Ministério do Esporte Seleções Brasileiras de taekwondo traçam objetivos para 2015
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Seleções Brasileiras de taekwondo traçam objetivos para 2015

Os atletas que ingressaram Seleção Brasileira de Taekwondo de 2015, que se formou no último final de semana em Betim (MG), após a disputa do Grand Slam, já têm objetivos bem traçados para este ano.

Nas categorias juvenil e cadete, que se renovaram quase na totalidade, os atletas estão com foco total no Campeonato Pan-Americano, que se realizará no final do ano, mas ainda não tem data definida. Em 2013, o Brasil alcançou um recorde de medalhas na competição, subindo ao pódio 24 vezes e se classificando entre as três melhores equipes do evento. Na categoria adulto, o próximo grande desafio será o Campeonato Mundial, em maio, na Rússia, sendo que logo depois serão disputados os Jogos Pan-Americanos em Toronto, para os quais o Brasil conquistou todas as oito vagas, no início do mês de março, no México.

Um dos atletas que mostrou maior determinação na categoria juvenil foi Fagner Dantas, que veio de Saudade do Iguaçu (PR), uma pequena cidade com apenas cinco mil habitantes. O paranaense, de 15 anos, que se tornou titular na categoria -55Kg, elogiou o nível  da competição e garantiu que pretende representar o país no Campeonato Pan-Americano com muita garra.  “A dedicação que tive até aqui para chegar à Seleção vai continuar para me manter bem. Quero participar do Pan-Americano Juvenil e trazer uma medalha para o Brasil. O estado do Paraná ainda não conseguiu um ouro no Junior masculino em competições internacionais e eu quero ser o primeiro a realizar isso”, adiantou Fagner.

Foto: Carla Sofia Flores/CBTKDFoto: Carla Sofia Flores/CBTKD

A acreana Liriel Feitosa, agora titular na categoria-44Kg Cadete, também realizou um sonho com esta conquista inédita da vaga para a Seleção Brasileira. “Será uma experiência única. Comecei no taekwondo com três anos, mas só a partir de 2011 foi que levei o treino a sério, com o objetivo de ser uma atleta da Seleção Brasileira. Batalhei muito para estar aqui e agora que cheguei quero aproveitar esta oportunidade ao máximo, pois é um sonho realizado. Mas eu quero sonhar de olhos abertos e pés no chão. Vou batalhar bastante para continuar aqui”, garantiu.

Na categoria Cadete, a única atleta da Seleção 2014 que conseguiu se classificar novamente foi potiguar Bruna Silva, titular na categoria +59Kg. “No ano passado participei do Mundial Cadete, a minha primeira competição internacional, e fiquei em sexto lugar. Então, neste ano quero ir para o Campeonato Pan-Americano e trazer a medalha para o Brasil”, declarou.  Do Rio Grande do Norte também veio Nivea Silva, 17 anos. A jovem fez a dobradinha e conquistou pelo segundo ano consecutivo a titularidade na categoria -49Kg Juvenil.

Nivea também já tem experiência internacional visto e foi uma das atletas que representou o Brasil em Taipei, em 2014. “Ano passado participei do Pré-Olímpico Juvenil e do Mundial e fui para a Coreia com a Seleção para um treinamento, o que foi muito importante para toda a equipe. Foram experiências únicas. Nesse ano, quero ser campeã pan-americana e ganhar cada vez mais experiência, pois no próximo ano já transito para o adulto e quero me manter na Seleção”.

Lécio Mizael, técnico da Seleção Brasileira Juvenil analisou as mudanças na Seleção Brasileira. “Nos últimos anos, a Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD) abraçou as equipes de base como nunca antes havia acontecido. Com isso vemos que estas categorias vêm crescendo a cada dia. No último Campeonato Pan-Americano Juvenil, o Brasil ficou entre as três principais potências. No ano passado, trouxemos títulos inéditos como o ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude, com o Edival Marques. Neste ano, formamos uma equipe muito nova, com uma renovação quase total. Esses atletas vêm motivados pelas conquistas já alcançadas e com certeza vão querer escrever novos capítulos na história do taekwondo. No que depender da Confederação e da Comissão Técnica daremos todo o apoio possível para que representem o Brasil nos Jogos Pan-Americanos e continuem colocando o nosso país entre as principais potências”.  

Mundial na mira da Seleção Adulta
Um dos estreantes da Seleção Brasileira Adulta foi Davilani Cruz, que conquistou a titularidade na categoria -63Kg e foi considerado o melhor atleta da competição na categoria Adulto.  Davilani, que há dois anos quase desistiu do taekwondo, não poderia estar mais feliz com esta reviravolta em sua carreira esportiva e já se sente preparado e motivado para representar o Brasil no Campeonato Mundial.

“Em 2014, tinha o objetivo de ganhar o Campeonato Brasileiro e me classificar para o Grand Slam e consegui. Agora, consegui a titularidade e estou bem feliz por este resultado e por ser destacado como melhor atleta da competição. Minha próxima meta é conquistar o Campeonato Mundial, sendo que espero poder disputar vários Opens ao longo deste ano”, declarou o parceiro de treino da campeã pan-americana Iris Sing, que também renovou a sua titularidade na categoria -46Kg.

Iris, que na próxima atualização do Ranking Mundial deverá ficar como segunda colocada, declarou que este Grand Slam foi um dos campeonatos mais difíceis que disputou no Brasil. “Esta vaga é muito importante e vale a participação no Mundial, que neste ano é o meu próximo  grande objetivo. Fiquei nervosa, não foi fácil, mas consegui a vaga e fiz meu papel. Acredito que este ano o Mundial vai estar ainda melhor, porque a maioria dos atletas está viajando e participando em Opens, investindo cada vez mais neles e isso faz com que se  desenvolvam e conquistem cada vez mais medalhas”, afirmou.

Apesar de ser uma das favoritas para representar o Brasil nos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016, Iris prefere não se antecipar e trabalha pensando em uma etapa de cada vez. “Ainda falta muito até lá (Rio 2016) e eu vou trabalhando aos poucos, conquistando minhas vitórias até chegar lá e trazer a medalha”.

O Grand Slam mostrou que a persistência é fundamental para a conquista de sonhos. Um grande exemplo disso foi a vitória da atleta catarinense Alessandra Trevisan que, depois de nove anos tentando a titularidade na Seleção, finalmente conseguiu alcançar o que almejava e se consagrou titular na categoria -53Kg.  A atleta explica que essa conquista ainda se tornou maior por ter sido realizada num ano tão determinante como 2015. “Sempre tive o sonho de participar de um Mundial. Então é muito gratificante ter conquistado a vaga precisamente neste ano, em que terei a oportunidade de disputar essa competição. A ideia é ir lá e medalhar”, afirmou.

Quem já tem muita experiência na Seleção é Henrique Precioso, que representa o Brasil há seis anos e conseguiu ser novamente titular na categoria -74Kg. O atleta santista destacou, porém, que a seletiva interna para a vaga na Seleção está cada vez mais complicada. “Cada ano que passa a disputa vem ficando mais difícil, pois o nível vem melhorando muito e eu vejo que daqui para a frente muitos atletas diferentes vão se destacar. Há tempos atrás, apenas dois ou três  eram conhecidos. Hoje em dia, diversos atletas vêm ganhando medalhas internacionais e conquistando seu espaço e isso só agrega ao nosso esporte.  Quanto a mim, estou muito feliz pela conquista da vaga novamente, pois enquanto eu estiver ajudando o país a trazer  medalhas para mim será uma honra servir ao Brasil”, explicou o campeão mundial militar de 2014.

Julia Vasconcelos é outra das atletas que se mantém na Seleção há mais tempo. Entrou na Seleção Junior em 2009 e segue titular da Seleção Adulta de 2010 até hoje, na categoria  -62Kg.  “2015 é um ano que não pode ter erros. Quero medalhar nos Jogos Pan-Americanos e no Mundial e terminar entre as três primeiras no Ranking Mundial. Daqui até 2016 não podemos errar em nada. O trabalho está sendo feito em casa de forma muito séria e o que tivermos de fazer para chegar bem no Ranking em 2016 vamos fazer”, disse a vice-campeã pan-americana de 2014.

Fonte: CBTKD
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla