Ministério do Esporte Grupo de Trabalho para discussão do Sistema Nacional do Esporte será formado nesta semana
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Grupo de Trabalho para discussão do Sistema Nacional do Esporte será formado nesta semana

A agenda para a formulação do Sistema Nacional do Esporte foi anunciada pelo ministro George Hilton aos representantes da ONG Atletas pelo Brasil durante reunião realizada nesta segunda-feira (13.04), no Estádio Morumbi, em São Paulo. O primeiro passo será a publicação de portaria pelo Ministério do Esporte, na sexta-feira (17.04), instituindo um Grupo de Trabalho para discutir as propostas para o documento que irá nortear as políticas esportivas do país.
 
“A portaria do Sistema Nacional do Esporte já está na Secretaria Executiva do Ministério, nesta sexta-feira sai a portaria do Grupo de Trabalho, que será um espaço de diálogo e formulação de propostas, para que até setembro a gente apresente o texto ao Congresso Nacional”, explicou Hilton.
 
O encontro com os atletas serviu para o ministro apresentar o andamento dos programas e ações do Ministério do Esporte e para que os representantes da ONG, como o ex-jogador de futebol Raí, expusessem as reivindicações da entidade. “Compromissos importantes foram assumidos aqui. O ministro sabia que uma das nossas reivindicações era criar um grupo de trabalho interministerial, com a participação dos atletas, para a discussão do Sistema Nacional do Esporte, onde vamos definir as funções dos governos federal, estadual, municipal, das entidades privadas, federações, confederações e clubes para as políticas do setor”.
 
(Francisco Medeiros/ME)(Francisco Medeiros/ME)
 
A ONG Atletas pelo Brasil também apresentou a iniciativa chamada Pacto pelo Esporte, que busca criar indicadores de boa gestão para as instituições que captam recursos da iniciativa privada. O objetivo é gerar maior confiança entre os empresários e aumentar os investimentos nestas entidades. A medida também vai ao encontro da Medida Provisória 620, que alterou o artigo 18-A da Lei Pelé, exigindo maior transparência das organizações ligadas ao esporte.
 
“No pacto setorial queremos ter métrica de gestão, como transparência na prestação de contas, mas não como uma forma de punir, mas de dar instrumentos para melhorar essa gestão. É uma forma de mostrar quem está fazendo certo. Ás vezes as empresas não querem se arriscar e investir em uma instituição que elas não conhecem bem. Então, com uma espécie de selo, certificamos que aquela entidade tem boa gestão”, afirmou Hortência, ex-jogadora e campeã mundial de basquete pela seleção.
 
O Pacto pelo Esporte também foi defendido pelo ex-nadador e medalhista olímpico Gustavo Borges, que elogiou o encontro com o ministro. “Foi uma conversa produtiva, porque é fundamental para o ministro entender as nossas demandas e o legado que queremos. Um deles é o Pacto Setorial com a iniciativa privada, que irá direcionar melhor os investimentos das empresas interessadas em aplicar recursos no esporte”, disse.
 
O ministro do Esporte também anunciou que no fim do mês o ex-velejador Lars Grael toma posse na presidência do Conselho Nacional do Esporte, que terá uma comissão específica para os atletas. Raí destacou a importância da medida, inclusive, para ampliar o debate entre a categoria. “Os Atletas pelo Brasil estarão dialogando com outros atores ligados aos atletas de diferentes modalidades. Quanto mais instituições e atletas se organizarem, mais força teremos nas propostas. O Conselho não funcionava já há algum tempo e o ministro assumiu o compromisso que vai retomá-lo. Se a discussão do Sistema Nacional do Esporte avançar, então, os Atletas pelo Brasil estarão satisfeitos e dispostos a colaborar”.
 
A ONG Atletas pelo Brasil é uma organização sem fins lucrativos, criada em junho de 2006, que reúne 61 atletas e ex-atletas de diferentes gerações e modalidades pela melhoria do esporte e, por meio do esporte, garantir avanços sociais do país. Também participaram do encontro os futebolistas William Machado, Mauro Silva e Edmílson, a ex-jogadora de vôlei Ida, o esgrimista Roberto Lazzarini, Kelly Santos, do basquete, Patrícia Medrado, do tênis, dentre outros representantes da entidade.
 

Gabriel Fialho, de São Paulo
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
 
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla