Ministério do Esporte Para técnico do salto com vara, o ano é “meio complicado” porque grandes competições são em continentes distantes
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Para técnico do salto com vara, o ano é “meio complicado” porque grandes competições são em continentes distantes

 

Já com tradição no atletismo brasileiro, o salto com vara é candidato a medalha no Mundial de Pequim, entre 22 e 30 de agosto, com os atletas do técnico Élson Miranda, agora com base de treinos em Malmö, na Suécia, e com o ucraniano Vitali Petrov, em Formia, na Itália.

Dos principais atletas de Élson, Fabiana Murer, 34 anos, bateu o recorde sul-americano em pista coberta em fevereiro (4,83m). Augusto Dutra, 25 anos em julho, “poderia ter feito mais, mas está em crescimento técnico, em evolução e amadurecendo”, segundo o treinador.


 

Para Élson Miranda, o planejamento de 2015 é “meio complicado”, com competições importantes em continentes diferentes. “Teremos nossa primeira competição ao ar livre no Troféu Brasil [14 a 17 de maio em São Bernardo do Campo-SP], meetings na Europa, volta ao Brasil... Depois, os Jogos Pan-Americanos de Toronto [o atletismo é de 21 a 26 de julho], de onde já deveremos seguir para o Japão, para aclimatação ao Mundial de Pequim [22 a 30 de agosto]. São três competições importantes, em condições diferentes, com viagens longas. Mas, importante, mesmo, é o Mundial, claro.”

Élson Miranda considera que cada ano tem uma competição importante “e neste será o Mundial; em 2016, a Olimpíada”. Por isso não vê por que fazer algum tipo de mudança em seu planejamento no ano pré-olímpico. Não vou fazer nada diferente em 2015. A preparação é a mesma, com a periodização. Vamos ao Mundial para tentar disputar medalha. É um objetivo para o Augusto e para a Fabiana. Com ela, precisamos de um cuidado maior com lesões e sobrecarga de trabalho [a saltadora está com 34 anos]. Ela está bem, melhorou a marca em pista coberta. Agora, ao ar livre, é tentar melhorar e manter a regularidade das marcas em alta performance.”

Thiago agora mora na Itália
Depois de um ano complicado pela fratura no punho esquerdo, Thiago Braz, 21 anos, um dos nomes para serem acompanhados no Mundial, deixou o grupo do técnico Élson, casou-se no fim de 2014 com Ana Paula de Oliveira, de 18 (do salto em altura), e se mudou para a Itália, para treinar com o técnico Vitali Petrov no CT de Fórmia.

Thiago foi prata no salto com vaga dos Jogos Olímpicos da Juventude de Cingapura 2010 e ouro no Mundial Júnior de Barcelona 2012. Sua melhor marca, em 2013, foi alcançada no Sul-Americano de Cartagena das índias, na Colômbia: 5,83 m – recorde sul-americano.

Fabiana Murer, Augusto Dutra e Thiago Braz fazem parte do Bolsa Pódio do Ministério do Esporte, para atletas com chances reais de medalha nos Jogos Olímpicos do Rio 2016.

 

Confira a série de matérias sobre o ano chave para o esporte brasileiro:

2015: ano-chave na preparação para os Jogos Rio 2016 e estratégico para o esporte brasileiro

Mais finais e medalhas no Mundial de Pequim são os desafios do atletismo em 2015

Para técnico do salto com vara, o ano é “meio complicado” porque grandes competições são em continentes distantes

Bicampeão mundial indoor do salto em distância, Duda diz que Mundial de Pequim é “teste de fogo”

Em 2015, natação trabalha fatores “complicadores” nos Jogos, como pressão em casa e finais às 22h

Maratonas aquáticas têm em 2015 “um divisor de águas” com disputa de vagas olímpicas no Mundial de Kazan

Canoagem espera pista de slalom em Deodoro para alojar atletas no local, intensificando treinamentos

Velejadores param de “esconder o jogo”, porque ano pré-olímpico é de “gás total”, diz dirigente da CBVela

Denise Mirás
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla