Ministério do Esporte De olho em 2016, basquete aguarda definição de convites até 30 de junho
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

De olho em 2016, basquete aguarda definição de convites até 30 de junho

Para o basquete brasileiro, o caminho das duas seleções segue indefinido até 30 de junho, data-limite para a Federação Internacional de Basquete (Fiba) confirmar ou não convites para o Brasil, tanto no feminino quanto no masculino, para os Jogos Olímpicos do Rio 2016. Sem convites, as seleções estarão mais pressionadas na Copa América, que serve como Pré-Olímpico. De toda forma, Carlos Nunes, presidente da Confederação Brasileira de Basquete (CBB) diz que o planejamento segue visando às Copas, que serão depois dos Jogos Pan-Americanos de Toronto (10 a 26 de julho): a feminina, de 9 a 16 de agosto em Edmonton, no Canadá, e a masculina, de 25 de agosto a 6 de setembro em Monterrey, no México.

Os Estados Unidos já têm vaga olímpica assegurada, no feminino e no masculino. A Copa América Masculina dá vagas aos finalistas – o terceiro e quarto colocados têm de disputar uma vaga em uma espécie de repescagem - o Pré-Olímpico Mundial, de 4 e 11 de julho de 2016. A Copa América Feminina garante vaga olímpica apenas para a seleção campeã: segunda, terceira e quarta colocadas seguem para a repescagem, em 2016.

O técnico Luiz Augusto Zanon terá de encaixar o planejamento. O período de preparação das garotas será em torno de 70 dias, provavelmente sem amistosos internacionais, aproveitando os jogos do Pan de Toronto como experiência possível para a Copa América. Vale lembrar que o trabalho será fracionado, com dois grupos, porque Damires, Nádia, Érika e Clarissa, que irão à WNBA, só deverão se incorporar à seleção na última hora.

Na masculina, o técnico Rubén Magnano também depende da definição do convite da Fiba para seu trabalho com a seleção, que também tem jogadores no basquete profissional norte-americano, a NBA. E a negociação para a participação de Leandrinho, Nenê Hilário, Anderson Varejão, Tiago Splitter e Vitor Faverani na Copa América também terá de ficar mais para frente.

Confira a série de matérias sobre o ano chave para o esporte brasileiro:

Vôlei de praia tem 2015 ano de desgaste físico e mental na corrida atrás de vagas olímpicas

Em 2015, handebol “roda” atletas mais jovens para consolidar seleções

De olho em 2016, basquete aguarda definição de convites até 30 de junho

Vôlei foca no amadurecimento técnico, físico e emocional de atletas em 2015

Denise Mirás
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla