Ministério do Esporte Ministro George Hilton empossa Comissão Nacional de Atletas
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Ministro George Hilton empossa Comissão Nacional de Atletas

(Foto: Roberto Castro/ME)(Foto: Roberto Castro/ME)

Durante cerimônia realizada na manhã desta quarta-feira (29.4), em Brasília, o ministro do Esporte, George Hilton, reativou, após nove anos, a Comissão Nacional de Atletas (CNA), ligada ao Conselho Nacional do Esporte. Presidida pelo velejador Lars Grael, o grupo formado por 35 integrantes, entre atletas e ex-atletas nacionais, será uma espécie de porta-voz dos atletas com o governo federal.
 
Segundo o ministro George Hilton, a grande tarefa da comissão nacional será de participar ativamente na elaboração do projeto de Lei que criará o Sistema Nacional do Esporte. “Está claro que o dia é festivo, mas que o trabalho por vir será imenso. Conto com a inteligência, talento, experiência e o amor de vocês (atletas e ex-atletas) pelo nosso país, para que juntos possamos marcar um gol mais bonito do esporte brasileiro, que será a criação do Sistema Nacional do Esporte”, ressaltou George Hilton.

Confira entrevista com Lars Grael:

Lars Grael ressalta papel da CNA: “Voz em defesa dos interesses dos atletas”

O presidente da Comissão, Lars Grael, acrescenta que todos os envolvidos no trabalho estão de forma apartidária, trazendo uma contribuição de ideias e representando vários atletas de diversos seguimentos. “Meu papel é atuar como facilitador, como mais um integrante da comissão, e podemos dar todo o apoio possível a gestão do Ministério do Esporte. Na nossa máquina calculadora nós só temos o botão de somar. Porque não somos um poder paralelo, muito pelo contrário, conhecemos muito bem o pacto federativo que hoje rege o esporte brasileiro”, analisou.
 
(Foto: Roberto Castro/ME)(Foto: Roberto Castro/ME)A primeira reunião do grupo será realizada nesta quarta-feira na capital federal. Segundo Lars Grael, além das reuniões presenciais, a Comissão terá como aliada a tecnologia para promover os encontros virtuais, para que o debate permaneça de forma constante. “A nossa agenda é enorme. O grupo é grande e queremos que as reuniões aconteçam também de forma virtual. Assim, também, temos que criar uma cultura de transição, de debate plural, democrática e representativa”, revelou.  
 
O ministro garantiu que a comissão terá voz ativa no desenvolvimento das ações esportivas do país. “Apesar de que juridicamente a comissão não tem poder deliberativo, mas sim consultivo, para o Ministério do Esporte ela terá uma voz e uma capacidade enorme de opinar. Vocês serão ouvidos de forma deliberativa em relação às decisões que o ministério vai tomar”, disse.
 
Avaliação
Durante o discurso, o ministro George Hilton fez uma avaliação dos mais de 100 dias à frente da pasta do Esporte e ressaltou a importância do diálogo no processo de construção do Sistema Nacional do Esporte.
 
“O meu discurso de posse teve o foco no diálogo contínuo com os atletas. Nos mais de 100 dias reativamos a discussão do Sistema Nacional do Esporte, convocamos todos os acadêmicos, avançamos na reativação da comissão de atletas, como um debate permanente com os esportistas, na elaboração do texto do Futebol que está no Congresso, na aprovação da Lei de Incentivo ao Esporte e avançamos na organização dos Jogos Olímpicos”, analisou.  
 
A cerimônia de posse contou com a presença de grandes nomes do esporte nacional, como a do piloto Felipe Nasr da equipe Sauber da Fórmula 1, ex-nadador Gustavo Borges, ex-jogadora de basquete Hortência, jogador de vôlei de praia Emanuel, jogador de basquete Guilherme Giovannoni e Tereza Guilhermina, do atletismo paraolímpico. Entre as autoridades presentes estava o secretário executivo da pasta, Ricardo Leyser; o secretário de Alto Rendimento, Carlos Geraldo; o secretário de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, Evandro Garla; o secretário de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, Rogerio Hamam; o secretário Nacional para a ABCD (Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem), Marco Aurelio Klein.

 

(Foto: Roberto Castro/ME)(Foto: Roberto Castro/ME)
 
 
Confira os membros da Comissão Nacional de Atletas em ordem alfabética:

Ádria Rocha Santos (Atelstimo)
Ana Moser (Vôlei)
Anderson Lopes (Atletismo) – Secretário
Antonio Delfino de Souza (Atletismo)
Artur Zanetti (Ginástica)
Bernard Rajzman (Vôlei)
Bruno Souza (Handebol)
Cláudia Cícero (Remo)
Clodoaldo Silva (Natação)
Cyro Delgado (Natação)
Djan Madruga (Natação)
Emanuel Rego (Vôlei de Praia)
Flávio Canto (Judô)
Gulherme Giovannoni (Basquetebol)
Gustavo Borges (Natação)
Hortência Marcari (Basquete) – vice-presidente
Hugo Hoyama (Tênis de Mesa)
Ida Alvares (Vôlei)
João Derly (Judô)
Lars Grael (Vela) – Presidente
Leandro Guilheiro (Judô)
Luísa Parente (Ginástica)
Marcel Sturmer (Patinação)
Marcos Evangelhista, o Cafú (Futebol)
Mizael Conrado (Futebol de Cegos)
Moziah Rodrigues (Ginástica)
Nelson Aerts (Tênis)
Patrícia Medrado (Tênis)
Raí Souza Vieira de Oliveira (Futebol)
Ricardo Vidal (Atletismo)
Rico de Souza (Surfe)
Sebastian Cuattrin (Canoagem)
Servílio de Oliveira (Boxe)
Simone Camargo (Atletismo)
 

Breno Barros e Petronilo Oliveira
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla