Ministério do Esporte Pan-Americano: seletiva de levantamento de pesos será no dia 22 de maio
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Pan-Americano: seletiva de levantamento de pesos será no dia 22 de maio

Foto: CBLPFoto: CBLPA Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP) realizará na sexta-feira (22.05) no Cefan (Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes), no Rio de Janeiro, a seletiva nacional para os Jogos Pan-americanos de Toronto 2015. O evento terá início às 12h, com a pesagem feminina; às 14h, acontecem as disputas. Simultaneamente, às 14h, será realizada a pesagem masculina, com a competição começando às 16h. Participam da seletiva 18 atletas (nove no feminino e nove no masculino).

No torneio de Levantamento de Pesos do Pan 2015, marcado para o período de 11 a 15 de julho próximo, a Seleção Brasileira contará com oito atletas, sendo quatro no feminino e quatro no masculino. Os Jogos Pan-americanos acontecerão de 10 a 26 de julho, em Toronto, no Canadá, reunindo cerca de sete mil atletas de 36 modalidades.

O paulista Fernando Reis, campeão e recordista dos Jogos Pan-americanos de Guadalajara, em 2011, único brasileiro da modalidade a conquistar medalha em Pan-americanos, é o destaque da seletiva masculina. Outros participantes são Romário Paulo Martins e Mateus Felipe Machado, de São Paulo; Josué Lucas Ferreira, Marco Túlio Machado, Patrick Earth Mendes, Rafael Gaspar Machado, todos filiados à Federação do Rio de Janeiro; e Wanderson Januário Rosa, de Minas Gerais. Mateus Felipe Machado e Marco Túlio Machado são irmãos e nasceram em Viçosa (MG), onde começaram a praticar o esporte. Atualmente, Mateus defende  o Pinheiros, de São Paulo, e Marco Túlio, a APCEF, do Rio de Janeiro.

A seletiva feminina terá Jaqueline Ferreira (8ª colocada nos Jogos Olímpicos de  Londres 2012), Aline Facciolla (campeã mundial Sub 17 na categoria 48 kg), Alexsandra Gonçalves, Eliane Nascimento, Liliane Menezes, Monique de Araújo e Rosane dos Reis, todas do Rio de Janeiro; Luana Madeira (vice-campeã mundial Sub 17 nos 48 kg), de Minas Gerais; e Bruna Piloto, de São Paulo. O Brasil não tem medalha de Jogos Pan-americanos no Levantamento de Pesos feminino. Carimbando o passaporte na Seletiva Nacional, Jaqueline Ferreira é forte candidata à conquista inédita para o país.

Na definição dos atletas que irão aos Jogos Pan-americanos de Toronto, a Comissão Técnica da CBLP, formada pelo supervisor Edmilson Dantas e pelos técnicos Carlos Henrique Aveiro (Saul), Luiz Lopez e Dragos Stanica,  também levará em consideração os resultados de eventos anteriores.

» Seletiva Nacional para os Jogos Pan-americanos de Toronto

Data: 22.05 (sexta-feira)
Horários:
12 horas – pesagem feminina
14 horas – disputas femininas
14horas – pesagem masculina
16 horas – disputas masculinas
Local: CEFAN/RJ – av. Brasil, 10.590, bairro da Penha, Rio de Janeiro – telefone (21) 2101-0879.

Atletas participantes:

RJ    Alexsandra de Aguiar Gonçalves
RJ    Aline de Souza Facciolli Ferreira
SP    Bruna Piloto
RJ    Eliane Nascimento da Silva de Almeida F.
RJ    Jaqueline Antonia Ferreira
RJ    Liliane Menezes Lacerda
MG    Luana Oliveira Madeira
RJ    Monique Maria Lima de Araujo
RJ    Rosane dos Reis Santos
 
SP    Fernando Saraiva Reis
RJ    Josué Lucas Ferreira
RJ    Marco Tulio Machado Gregório
SP    Mateus Felipe Machado
RJ    Patrick Earth Mendes
RJ    Rafael Gaspar Machado
SP    Romário Paulo Martins
MG    Wanderson Januário Rosa
SP    Welisson Rosa da Silva
 
Entenda o Levantamento de Pesos
O levantamento de pesos é uma modalidade olímpica composta por duas provas: arranco e arremesso. Na primeira, o atleta deve erguer a barra acima da cabeça em apenas um movimento. Já no arremesso, o atleta primeiramente apoia a barra sobre os ombros para depois erguê-la sobre a cabeça.

Os atletas têm três tentativas em cada prova. O objetivo é obter o melhor total, que é a soma do maior peso levantado nas duas provas. O levantamento de pesos é dividido em 15 categorias de peso corporal: oito masculinas e sete femininas.

- Homens - 56 kg, 62 kg, 69 kg, 77 kg,  85 kg, 94 kg, 105 kg, +105 kg.

- Mulheres -  48 kg, 53 kg, 58 kg, 63 kg, 69 kg, 75 kg, +75 kg.

Fonte: CBLP
Ascom - Ministério do Esporte

Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla