Ministério do Esporte Centro de Canoagem Slalom - Canal Itaipu - Foz do Iguaçu (PR)
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Centro de Canoagem Slalom - Canal Itaipu - Foz do Iguaçu (PR)

Os investimentos nos atletas, equipes técnicas e na estrutura da canoagem slalom brasileira começam a dar frutos em um curto prazo. A combinação entre bolsas para os canoístas, contratação de treinadores estrangeiros, participação nos melhores campeonatos do mundo e um local que serve de base para a seleção permanente do país tem melhorado o desempenho dos competidores. O Centro de Treinamento da modalidade foi montado no Canal Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR), e integra a Rede Nacional de Treinamento.

 

Considerada pela Federação Internacional de Canoagem como uma das dez melhores pistas do mundo, o Canal Itaipu conta com obstáculos naturais e artificiais, permitindo a modulação das correntezas. O circuito tem 430 metros de extensão, largura que varia entre oito e 25 metros e profundidade média de 1,2 metro.

O local foi equipado com uma unidade compacta de bombeamento de água, com recursos de R$ 3 milhões do Ministério do Esporte. As três bombas evitam que possíveis secas no reservatório da hidrelétrica de Itaipu, na divisa com o Paraguai, impeçam a prática esportiva.

Quando a quantidade de água reduz e a vazão não é suficiente para alimentar o canal, os equipamentos levam a água do Lago de Itaipu, através de dutos de até 100 metros, para o local de treinos e competição.

 

Pela Lei de Incentivo ao Esporte, o BNDES dá suporte aos atletas da seleção brasileira com moradia, material esportivo e de preparação física, contratação de equipes multidisciplinares (técnicos, fisioterapeutas, médicos, fisiologistas, nutricionistas) e com a logística necessária aos treinos e competições.

Além da equipe permanente, a pista de Foz do Iguaçu recebe o projeto Meninos do Lago, que atende jovens com idade entre sete e 17 anos. O Instituto Meninos do Lago (IMEL) se dedica à divulgação da cultura da canoagem e à preparação de atletas, árbitros e voluntários, para representarem o Brasil nos principais eventos da modalidade. A ação é patrocinada pela Itaipu Binacional, com parceria da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) desde 2009.

O canal já recebeu competições como o Mundial de Canoagem Slalom Júnior e Sub 23 de 2015 e o Mundial de Canoagem Slalom Sênior de 2007, além do evento classificatório para os Jogos Olímpicos de Pequim 2008.

 

» Entrevista: Ana Sátila destaca crescimento da canoagem e projeta Rio 2016

 

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla