Ministério do Esporte Comissão de prevenção e combate à violência no esporte se reúne nesta quarta
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Comissão de prevenção e combate à violência no esporte se reúne nesta quarta

Foto: Danilo Borges/ MEFoto: Danilo Borges/ MEA Comissão Nacional de Prevenção da Violência para a Segurança nos Espetáculos Esportivos se reúne nesta quarta-feira (27.05), no Rio de Janeiro, com a presença do ministro George Hilton. O grupo interministerial (Esporte e Justiça), com a participação da sociedade civil, foi criado para desenvolver instrumentos e propor políticas públicas para melhorar a segurança nas praças desportivas, além de articular diversos órgãos para a cooperação, troca de experiências e disseminação de boas práticas.

O encontro será o primeiro dos membros da comissão para o biênio 2015/2017, cujos nomes foram publicados nesta terça-feira no Diário Oficial da União. Dentre eles, o secretário Nacional de Futebol e de Defesa dos Direitos do Torcedor, Rogério Hamam, o consultor jurídico do Ministério do Esporte, Pitágoras Dytz, o secretário extraordinário de Segurança para Grandes Eventos, Andrei Rodrigues, e o coordenador-geral de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública, André Fagundes Mendes.

Na reunião, ainda serão apresentados aos novos membros da comissão o regimento interno, a dinâmica de funcionamento das Câmaras Temáticas e a proposta para o Sistema Integrado de Monitoramento de Dados para Prevenção da Violência nos Estádios de Futebol, que servirá para reunir e compartilhar as informações dos diversos atores envolvidos nas operações em dias de jogos (Polícia Militar e Civil, Justiça, ministérios do Esporte e da Justiça, federações e clubes).

Ajustes na minuta para um novo decreto regulamentador do Estatuto de Defesa do Torcedor, elaborado entre os ministérios do Esporte e da Justiça e com enfoque na uniformização dos procedimentos operacionais nos locais de competições esportivas, também vão ser discutidos entre os membros da comissão.

“Esta é uma demanda da sociedade brasileira, que não suporta mais os casos de violência no esporte. O governo federal está trabalhando para que os locais de prática esportiva sejam ambientes de convívio saudável. O esporte tem uma mensagem de paz, tolerância, saúde e disciplina, nos ensina a lidar com as vitórias e com as derrotas, o que é incompatível com a violência”, afirma Hilton.

Para conhecer experiências bem sucedidas de planos operacionais no futebol, o secretário Rogério Hamam acompanhou a partida entre Fluminense x Corinthians, neste domingo (24.05), no Maracanã.

"Essa é mais uma etapa para que seja elaborado um plano de ação uniforme com possibilidades de expansão nos demais estádios, utilizando as boas práticas que são observadas no Rio de Janeiro. Em um primeiro momento, foi elaborado um documento preliminar, validado em seguida pela Secretaria de Segurança Pública e pelo Ministério da Justiça. Viemos acompanhar práticas desse plano de ação para que apresentemos na reunião da Comissão Nacional de Prevenção da Violência e Segurança nos Espetáculos Esportivos”, explicou Hamam durante o jogo.

A reunião desta quarta-feira antecede o encontro “Futebol em debate: simpósio de prevenção da violência nos eventos de futebol”, que será realizado nos dias 28 e 29 de maio, também no Rio de Janeiro.

Fotos: Danilo Borges/MEFotos: Danilo Borges/MECampanha
Outra ação do Ministério do Esporte foi a campanha batizada de Grito de Paz, para conscientizar os torcedores de que os estádios são um ambiente de celebração, onde não cabem a violência e a intolerância. “Até chegar ao campo, todo torcedor é pai, é filho, é esposo. Ele tem família, convive no seio da família, e a gente quer também que as famílias se envolvam nessa campanha, conscientizando cada pessoa que vai ao estádio de que ela vai para assistir a uma partida de futebol, e ela precisa ir e voltar em paz”, disse Hilton.

A iniciativa foi lançada, em março deste ano, no clássico do futebol gaúcho entre Internacional x Grêmio, com a divulgação de mensagens de promoção da paz. A partida ainda contou com torcida mista. Um setor do estádio Beira-Rio foi dividido entre torcedores dos dois clubes. A campanha Grito de Paz também foi realizada nos clássico mineiro entre Cruzeiro x Atlético-MG e no carioca entre Botafogo x Vasco.

» Reunião da Comissão Nacional de Prevenção da Violência para a Segurança nos Espetáculos Esportivos

Data: Quarta-feira (27.05)

Programação:
14h – 14h30: Abertura – ministro do Esporte George Hilton
14h30 – 15h30: Apresentação das ações de prevenção da violência em desenvolvimento pelos ministérios do Esporte e da Justiça e da proposta de Sistema Integrado de Monitoramento de Dados para Prevenção da Violência nos Estádios de Futebol.
15h30 às 16h: Apresentação dos novos membros para o biênio 2015/2017.
16h às 16h30: Intervalo
16h30 às 17h30: Apresentação do Regimento Interno e da nova minuta do decreto regulamentador.
17h30 às 18h30: Discussão sobre a criação de câmaras temáticas e da agenda para as próximas reuniões da comissão.

Local: Windsor Plaza Hotel - Av. Princesa Isabel, 263 – Copacabana - Rio de Janeiro (RJ)

Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla