Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.
Informações: (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Ministro George Hilton é o novo presidente de comissão de prevenção a violência em espetáculos esportivos
- Detalhes
- Publicado em Quarta, 27 Maio 2015 17:07
Desde o início de sua gestão no Ministério do Esporte, George Hilton, deixou bem claro que uma de suas maiores preocupações é acabar com a violência no futebol, tanto dentro quanto fora das quatro linhas. Dando continuidade a essa política, o ministro foi empossado oficialmente como presidente da Comissão Nacional de Prevenção da Violência para a Segurança nos Espetáculos Esportivos (Consegue). O mandato vai até 2017.
Além de presidente da Comissão, George Hilton foi o responsável pela abertura da primeira reunião do grupo, nesta quarta-feira (27.05), no Rio de Janeiro, no hotel Windsor Plaza. No mesmo local, terá início nesta quinta o encontro “Futebol em debate: simpósio de prevenção da violência nos eventos de futebol.”
Leia também:
Comissão de prevenção e combate à violência no esporte se reúne nesta quarta
“Essa etapa de hoje é fundamental. Quando eu assumi o Ministério do Esporte, esse foi um dos compromissos que assumi. Hoje, estamos reativando o Consegue. É um avanço para a gente essa Comissão em parceria com o Ministério da Justiça estabelecer uma política nacional para que a gente possa controlar essa violência nos estádios”, disse o ministro.
A Consegue é uma parceria entre entes públicos, mas é liderado pelo Ministério do Esporte, em parceria com o Ministério da Justiça. Portanto, a secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, foi anunciada como vice-presidente da comissão, e avaliou a reativação do Consegue: “Minha equipe está sempre atenta e estudando todos os setores abrangentes na questão discutida. Estamos focados no Estatuto do Torcedor, estudando de cabo a rabo. Temos a missão de fazer com que o futebol volte a ser um espetáculo. Nós vemos algumas pessoas que se dizem torcedores, marcando brigas pela internet, pelas redes sociais. Temos que dar um basta nisso e fazer com que as famílias voltem aos estádios.”
Membro da Consegue, o secretário nacional de Futebol e de Defesa dos Direitos do Torcedor, Rogério Hamam, falou sobre o que vem fazendo para dar um basta na violência: “Nós vimos algumas brechas no Estatuto do Torcedor e vamos fazer algumas alterações, por meio de minutas. No decorrer da discussão desta Comissão, mostrarei alguns dados que consegui, pois o Brasil tem que achar um modelo ideal de fazer a segurança nos estádios do futebol. Tem que haver uma uniformização, mas o importante é que todos nós demos opiniões. Com mais pessoas dando suas opiniões, com mais perfeição e celeridade, chegaremos a um ponto comum.”
Os membros e as apresentações
O grupo interministerial (Esporte e Justiça), com a participação da sociedade civil, foi criado para desenvolver instrumentos e propor políticas públicas para melhorar a segurança nas praças desportivas, além de articular diversos órgãos para a cooperação, troca de experiências e disseminação de boas práticas.
O encontro foi o primeiro dos membros da comissão para o biênio 2015/2017, cujos nomes foram publicados nesta terça-feira (26.05) no Diário Oficial da União. Na reunião, foram apresentados aos novos membros da comissão o regimento interno, a dinâmica de funcionamento das Câmaras Temáticas e a proposta para o Sistema Integrado de Monitoramento de Dados para Prevenção da Violência nos Estádios de Futebol, que servirá para reunir e compartilhar as informações dos diversos atores envolvidos nas operações em dias de jogos (Polícia Militar e Civil, Justiça, ministérios do Esporte e da Justiça, federações e clubes).
Ajustes na minuta para um novo decreto regulamentador do Estatuto de Defesa do Torcedor, elaborado entre os ministérios do Esporte e da Justiça e com enfoque na uniformização dos procedimentos operacionais nos locais de competições esportivas, também foram discutidos.
Outro programa que será utilizado pela Comissão é uma ação lançada por George Hilton: o Grito de Paz, que foi criado após conversa com diversos setores da sociedade civil, e já vem sendo divulgado nos estádios de futebol. Por enquanto, a campanha passou pelo Beira-Rio, em um duelo entre Internacional e Grêmio, pelo Mineirão, no clássico entre Cruzeiro e Atlético-MG, e na decisão do Campeonato Carioca, disputada por Vasco e Botafogo.
Petronilo Oliveira, do Rio de Janeiro (RJ)
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook