Ministério do Esporte Parapan Toronto: Brasil busca manter primeiro lugar no quadro de medalhas
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Parapan Toronto: Brasil busca manter primeiro lugar no quadro de medalhas

Foto: CPBFoto: CPB

Em busca de manter o primeiro lugar no quadro de medalhas nos Jogos Parapan-Americanos, o Brasil levará para Toronto (Canadá) um número recorde de atletas. Serão 270 competidores, anunciados na convocação divulgada nesta segunda-feira, 1, pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). O Parapan vai de 7 a 15 de agosto.

Esta será a quinta edição dos Jogos Parapan-Americanos. Nas duas últimas, o Brasil ficou no topo do quadro de medalhas: em 2007, no Rio de Janeiro, e em 2011, em Guadalajara (México). Será também a maior competição paralímpica realizada no Canadá desde os Jogos Paralímpicos de 1976, que também foram disputados em Toronto.

Cerca de 1.600 atletas vindos de um número recorde de 28 países competirão em 15 modalidades, que serão qualificatórias para os Jogos Paralímpicos Rio-2016. Entre os 270 atletas brasileiros estão os dois goleiros do futebol de 5 (para cegos) – atletas sem deficiência, mas que competem como parte da equipe. Vale lembrar que, nesta conta, não foram incluídos uma atleta do tênis em cadeira de rodas e um ciclista. As duas vagas estão asseguradas, mas os nomes serão definidos nos próximos dias. Além disso, o CPB ainda está pleiteando mais uma vaga no tênis masculino, o que faria a delegação chegar a 273 atletas.

Mais uma vez o Brasil terá a maior delegação da competição. No grupo de convocados, 175 são homens e 95 mulheres. São Paulo, com 100 atletas; Rio de Janeiro, com 38; e Minas Gerais, com 21, são os três estados do país com mais representantes. As modalidades com mais brasileiros inscritos são atletismo (50) e natação (40).

» Confira a lista de convocados para o Parapan

Foto: CPBFoto: CPBEntre eles estará o nadador Daniel Dias, maior medalhista do esporte brasileiro, e que conquistou 11 medalhas de ouro no Parapan de Guadalajara, há quatro anos. “O Parapan é uma competição especial para mim. Tenho ótimas lembranças da minha primeira participação, quando competi diante do público brasileiro no Rio, em 2007. Quatro anos depois, tive a felicidade de deixar Guadalajara com 11 medalhas de ouro. Não vejo a hora de estar em Toronto”, disse.

Há também atletas que disputarão os Jogos Parapan-Americanos pela primeira vez, como a velocista Verônica Hipólito. Embora já tenha conquistado uma medalha de ouro e uma de prata em um Mundial, a jovem de 18 anos está entusiasmada para as provas na cidade canadense. “Eu estou bem animada, porque o atletismo do Brasil poderá mostrar sua força e, com certeza, é muito forte na América. Vamos fazer esta grande competição pré-Jogos Paralímpicos e eu acho que será bem animado. Todos vão querer dar o melhor, e eu não farei diferente. Quero entrar na pista para dar o meu melhor e ganhar”, afirmou.

» Paraolímpicos buscam parâmetros em Mundiais de Atletismo e Natação, que concentram 70% de medalhas

Para manter a hegemonia no continente, os atletas brasileiros terão pela frente fortes adversários como os Estados Unidos e os donos da casa, os canadenses, que prometem vir com uma delegação muito forte. “Sabemos que não será fácil continuar em primeiro lugar no quadro de medalhas. O Canadá tem uma nova geração e virá, com certeza, com bastante força, aproveitando o fato de estar competindo em casa. Mas estamos entusiasmados e confiantes em manter a hegemonia nas Américas. Será, sem dúvida, um Parapan de altíssimo nível e um passo importante na nossa preparação para os Jogos Paralímpicos do Rio”, afirma o presidente do CPB e vice-presidente do Comitê Paralímpico Internacional (IPC), Andrew Parsons.

A edição 2015 dos Jogos Parapan-Americanos traz três mudanças em relação aos Jogos de Guadalajara, em 2011. A inclusão do rúgbi masculino e do vôlei sentado feminino e o retorno do futebol de 7 masculino, para atletas com paralisia cerebral.

Fonte: CPB
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla