Ministério do Esporte Campeões do Sul-Americano de rúgbi de sete vão garantir vaga nos Jogos Rio 2016
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Campeões do Sul-Americano de rúgbi de sete vão garantir vaga nos Jogos Rio 2016

(Christopher Lee/Getty Images)(Christopher Lee/Getty Images)Nesta sexta-feira (05.06), tem início em Santa Fé, na Argentina, o Campeonato Sul-Americano de rúgbi de sete, que vai garantir duas seleções nos Jogos Olímpicos Rio 2016. As equipes campeãs - no masculino e no feminino -, que serão conhecidas no próximo domingo (07.06), confirmam presença no megaevento do ano que vem.
 
O torneio é disputado em pontos corridos, com todas as seleções se enfrentando entre si: o país que somar o melhor desempenho será o vencedor. Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela são as seleções do torneio para os homens. No feminino, a Costa Rica também participa. Como país-sede, o Brasil já tem vaga garantida para os Jogos Rio 2016 tanto no masculino, quanto no feminino, e não disputará o torneio.
 
Entre as mulheres, o torneio terá um campeão inédito: as Tupis do Brasil venceram todas as dez edições do Campeonato Sul-Americano disputadas até hoje - sem perder ou empatar uma única partida. Com a ausência das brasileiras, a Colômbia e a Argentina, que se alternaram com a medalha de prata desde 2005, são as favoritas para alcançar a vaga Olímpica e se juntar a Brasil, Austrália, Canadá, Grã-Bretanha e Nova Zelândia, cujas seleções femininas já estão garantidas no Rio 2016.
 
No masculino, a supremacia é da Argentina. Los Pumas, como são conhecidos os jogadores argentinos, só deixaram de vencer a competição em 2012, quando o Uruguai surpreendeu e deixou os favoritos com a medalha de prata. O campeão do torneio estará classificado para os Jogos Olímpicos ao lado de África do Sul, Brasil, Grã-Bretanha, Fiji e Nova Zelândia.
 
Com a confirmação dos campeões sul-americanos, metade das seleções classificadas para o torneio olímpico de rúgbi de sete já será conhecida. As quatro primeiras vagas, tanto no masculino quanto no feminino, foram decididas pela Série Mundial, além do Brasil como país-sede. Outros cinco campeões continentais (América do Norte, África, Europa, Ásia e Oceania), que serão definidos no segundo semestre de 2015, também estarão classificados. A única vaga restante será destinada ao campeão do Pré-Olímpico Mundial, que será disputado em 2016.
 
Fonte: Rio 2016
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla