Ministério do Esporte No vôlei de praia, o Brasil será representado Álvaro Filho/Vitor Felipe e Lili/Carol Horta no Pan
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

No vôlei de praia, o Brasil será representado Álvaro Filho/Vitor Felipe e Lili/Carol Horta no Pan

(Divulgação/CBV)(Divulgação/CBV)
A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) definiu as duas equipes convocadas para a disputa do vôlei de praia nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá. Álvaro Filho e Vitor Felipe (PB) e Lili/Carolina Horta (ES/CE) representarão o país na competição, disputada de 13 a 21 de julho às margens do Lago Ontario.
 
As duplas foram selecionadas após declararem formalmente interesse em disputar os Jogos Pan-Americanos, que ocorrem paralelamente ao Circuito Mundial 2015. Álvaro Filho/Vitor Felipe e Lili/Carol Horta são os times mais bem colocadas no ranking da Federação Internacional de Voleibol (FIVB) entre as duplas que se predispuseram a atuarem no Pan.
 
"Estou muito feliz, qualquer torneio em que representamos o Brasil é motivo de orgulho. A dedicação aos treinamentos é justamente para isso, para estar presente em Copas do Mundo, Olimpíadas, Pan-Americanos. Somos uma dupla nova, estamos no nosso quinto torneio juntas, mas estamos pegando bagagem no Circuito Mundial para lutar com todas as forças e dar o nosso melhor em Toronto", disse Lili.
 
O Brasil é o maior campeão do vôlei de praia em Pan-Americanos. Nas quatro edições em que o esporte esteve presente no cronograma, foram nove medalhas ao todo, sendo cinco delas de ouro, duas de prata e duas de bronze. Larissa França, com duas medalhas de ouro e uma de bronze, é a atleta com mais conquistas.
 
Os paraibanos Álvaro Filho e Vitor Felipe, ambos de 24 anos, possuem experiência internacional, apesar da pouca idade. Vice-campeão e eleito melhor jogador do último Campeonato Mundial, em 2013, Álvaro Filho já disputou 33 etapas internacionais, com dois títulos. Vitor Felipe, por sua vez, já atuou em 40 etapas internacionais, tendo subido ao lugar mais alto do pódio em duas oportunidades.
 
"Vamos dar nosso sangue pelo país. Pedimos que a torcida esteja conosco em todos os jogos. O vôlei de praia brasileiro é grande, e é isso que vamos mostrar em Toronto. Fico muito contente por ter participado até aqui de todas as fases na carreira de um atleta, começando nos torneios de base, circuitos brasileiros. Não pulamos etapa alguma. Isso conta muito para a experiência, e o Pan-Americano é mais um grande passo na nossa trajetória", destacou Vitor Felipe.
 
Liliane Maestrini, mais conhecida como Lili, tem 27 anos e já disputou 55 etapas internacionais, tendo sido campeã mundial Sub-21 em 2007, ao lado da carioca Bárbara Seixas. Também ao lado de Bárbara, Lili conquistou a medalha de bronze no último Campeonato Mundial, em 2013. A cearense Carolina Horta, por sua vez, tem 22 anos e foi escolhida por atletas e treinadores a atleta revelação do Circuito Brasileiro 2014/2015.
 
No primeiro Grand Slam do Circuito Mundial 2015, na última semana, em Moscou, Álvaro Filho/Vitor Felipe terminaram na nona colocação. Já Lili e Carol Horta terminaram na quinta posição.
 
"Estamos construindo atletas para futuras edições dos Jogos Olímpicos. São duplas jovens e que vêm numa crescente, correspondendo dentro de quadra. A honra de representar o país com certeza vai enriquecer a trajetória deles dentro do esporte. Sabemos que toda vez que o Brasil disputa uma competição de vôlei de praia existe a cobrança pelo pódio, a tradição no esporte é muito grande. Não tenho dúvida que os atletas vão entender a responsabilidade deles, assim como a oportunidade em nível de preparação que o Pan-Americano proporciona", disse o gerente de seleções de praia, Franco Neto.
 
No torneio masculino, o Brasil está no grupo B, ao lado de México, Venezuela e Aruba. Já no feminino, o país terá companhia de duplas da Costa Rica, Chile e Nicarágua, também no grupo B. A primeira fase começa no dia 13 de julho e se estende até o dia 16. As oitavas de final serão disputadas no dia 17, as quartas de final serão no dia 18, as semifinais estão agendadas para o dia 19 e finais e disputas de bronze, no dia 21.
 
O Brasil no Pan
 
1999 - Winnipeg (Canadá)
Adriana Behar/Shelda - ouro
Lula/Adriano - prata
Franco/Roberto Lopes - bronze
 
2003 - Santo Domingo (República Dominicana)
Luizão/Paulo Emílio - prata
Ana Richa/Larissa - bronze
 
2007 - Rio de Janeiro (Brasil)
Ricardo/Emanuel - ouro
Juliana/Larissa - ouro
 
2011 - Guadalajara (México)
Alison/Emanuel - ouro
Juliana/Larissa - ouro
 
Fonte: CBV
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla