Ministério do Esporte Em homenagem ao centenário do Tijuca Tênis, George Hilton reforça apoio aos clubes
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Em homenagem ao centenário do Tijuca Tênis, George Hilton reforça apoio aos clubes

Formação de atletas de alto rendimento e utilizar o esporte como inclusão. Essas são algumas das incumbências do Sistema Nacional do Esporte, que vem sendo criado e divulgado pelo ministro do Esporte, George Hilton. Além desses fatores, a atual gestão da pasta do governo federal está de olho nos Jogos Olímpicos, visando a evolução das praças esportivas e em busca de medalhas no Rio 2016.  Todas essas questões foram abordadas pelo ministro na cerimônia de cem anos do Tijuca Tênis Clube, nesta quinta-feira (11.06), no Rio de Janeiro.

Antes da celebração, George Hilton foi acompanhado pelo presidente do clube carioca, Paulo Maciel, para conhecer a presidência, a sala de troféus, dentre outras instalações do Tijuca. Em seguida, após a execução do Hino Nacional, vários representantes de clubes, o presidente da entidade e o ministro falaram sobre a importância de instituições como o Tijuca.

(Foto: Roberto Castro/ME)(Foto: Roberto Castro/ME)

“Hoje também é meu aniversário. Há 44 anos, eu nascia. Ainda falei com o Paulo Maciel que não sei até quantos anos chegarei, mas tenho certeza que o Tijuca vai comemorar vários e vários aniversários. O ministério ajuda com programas, mas se os clubes não existissem certamente o nosso trabalho seria mais difícil. Vários atletas de ponta saíram daqui e seguirão saindo. Que o trabalho continue sendo feito e que venham medalhas em 2016”, discursou Hilton.

George Hilton ainda explicou a importância de sua presença na festa do Tijuca Tênis Clube. “Hoje, o clube completa que 100 anos tem um papel fundamental na formação de atletas. E isso para uma política nacional que objetiva estimular a iniciação e a prática esportiva são importantes essas estruturas como a que o Tijuca. E vem permitindo revelar grandes atletas ao longo de toda sua história. O Ministério do Esporte vê o Clube Tijuca, além de uma boa gestão, ótimo exemplo de gestão, vê também um clube que será fundamental para a gente na interiorização e na democratização do esporte em todo o país”, declarou.

Sobre o repasse de verbas em convênio com a Confederação Brasileira de Clubes (CBC), onde o Tijuca foi um dos beneficiados. “Nós temos uma linha de atuação já muito clara desde 2104 com recursos liberados através da CBC e são recursos que objetivam justamente a compra de equipamentos e a preparação desses atletas”.
(Foto: Roberto Castro/ME)(Foto: Roberto Castro/ME)
Presidente do Tijuca, Paulo Maciel ressaltou a importância do Ministério do Esporte para que o clube siga com força nacional e em busca de atletas para o futuro: “ O Sistema Nacional do Esporte tem tudo a ver com o Tijuca, que esse ano vem fazendo a formação de atletas. É um clube que tem mais de 15 esportes olímpicos. O ministro entendeu o que é o esporte e veio exatamente num clube do Rio de Janeiro dos que mais vive a parte olímpica”.

A respeito do investimento do Ministério do Esporte nos clubes, Paulo Maciel foi enfático. “Isso é fundamental, isso é uma luta minha, que eu sou vice-presidente da CBC também, e lutei durante minha vida todo enquanto diretor do Tijuca brigando exatamente porque no esporte olímpico a presença do governo não existia. E o ministro George Hilton fez uma reforma importantíssima pra isso”.

No fim da comemoração, foi cantado parabéns em duas oportunidades. Primeiro, tinha um bolo especial para o ministro George Hilton pelos seus 44 anos completados nesta quinta-feira (11.06). Em seguida, os aplausos foram para os cem anos de existência do Tijuca Tênis Clube.

Repasses de verba
O tradicional clube carioca recebeu repasse de verba do Ministério do Esporte entre os anos de 2011 e 2013, de R$ 1,3 milhão, com o objetivo apoiar o funcionamento de núcleos de categorias de base do esporte de alto rendimento nas modalidades de basquete, voleibol masculino e feminino; implantar o centro de treinamento de nado sincronizado para crianças e jovens de ambos os sexos nas categorias infantil, juvenil, júnior e sênior; montagem do centro de treinamento de força e condicionamento físico para a formação e desenvolvimento de atletas de basquete, vôlei, tênis, natação e nado sincronizado, nas categorias mirim, infantil, infanto e juvenil; e aquisição de materiais e equipamentos.


 
Em 2014, o Tijuca Tênis Clube recebeu verba R$ 958 mil de recursos provenientes da nova Lei Pelé. Esta surgiu após um convênio entre o Ministério do Esporte e a Confederação Brasileira de Clubes (CBC), onde 0,5% do total da arrecadação das loterias da Caixa Econômica Federal ao lado do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB). Para que fosse possível a inclusão do CBC nos repasses da Lei Agnelo/Piva, o Ministério do Esporte abriu mão de porcentagem do que lhe cabe das loterias.
 
O Tijuca desempenha papel de formar e revelar esportistas, principalmente no desenvolvimento de esportes de base. Além de darem a chance a crianças e adolescentes de experimentarem as várias possibilidades desportivas, essas entidades também acabam abrigando talentos revelados em centros menores, onde não há condições adequadas de treinamento. Com isso, 13 atletas do clube são agraciados com o benefício do Bolsa-Atleta.

Veja a lista dos atletas do clube contemplados:

•    Andressa Bonfim de Lima Mendes – saltos ornamentais
•    Beatriz Moreira Feres – nado sincronizado
•    Branca Moreira Feres – nado sincronizado
•    Dayane Vieira Couto – nado sincronizado
•    Gabriela Jade Nascimento Figueiredo – saltos ornamentais
•    Giovanna Gomes Almeida Pedroso – saltos ornamentais
•    Isaac Nascimento de Souza Filho – saltos ornamentais
•    Luana Rezende Souza de Almeida – voleibol
•    Mônica Lages do Amaral – saltos ornamentais
•    Pamela Imbico Nogueira – nado sincronizado
•    Rafael Luiz Silva de Castro – voleibol
•    Thafnnys Mylka Souza Silva – nado sincronizado
•    Thamires Gonçalves de Oliveira Tavares – saltos ornamentais


Petronilo Oliveira, do Rio de Janeiro
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla