Ministério do Esporte Seleção brasileira de tênis de mesa inicia preparação para disputa do Pan-Americano este mês
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Seleção brasileira de tênis de mesa inicia preparação para disputa do Pan-Americano este mês

A seleção brasileira de tênis de mesa iniciará no próximo dia 25 a reta final de preparação para os Jogos Pan-Americanos de Toronto, que serão disputados de 10 a 26 de julho, no Canadá. O evento é o principal compromisso da equipe na temporada, já que classificará os campeões individuais para os Jogos Olímpicos Rio 2016.

Os seis convocados para o Pan (Gustavo Tsuboi, Hugo Calderano, Thiago Monteiro, Lin Gui, Caroline Kumahara e Ligia Silva) passarão por sete dias de atividades ao lado de outros oito atletas no Centro de Treinamento de São Caetano do Sul (SP). Além dos inscritos, estarão os reservas Cazuo Matsumoto e Jessica Yamada e os convidados Vitor Ishiy, Eric Jouti, Humberto Manhani, Bruna Alexandre, Renan Ferreira e Massao Kohatsu.

Por conta da longa temporada, os convocados tiveram um período de descanso de dez dias após a disputa da Copa Latino-Americana, há duas semanas, em Cuba. Na ocasião, a seleção teve um grande desempenho em ambos os naipes. Ao todo, foram cinco medalhas: ouros para Tsuboi e Carol, pratas para Cazuo e Lin Gui e bronze para Ligia.

Montagem com os atletas convocados para o Pan Americano. (Foto: CBTM)Montagem com os atletas convocados para o Pan Americano. (Foto: CBTM)

Um dos desafios nesta primeira etapa de treinamentos – a segunda será de 7 a 12 de julho, no Rio de Janeiro – será conciliar as necessidades técnicas e físicas dos atletas. “Encontrar o balanço entre qualidade e quantidade de trabalho, sem atrapalhar a saúde do jogador, é fundamental para conseguirmos alcançar nossa meta no Canadá. A equipe técnica precisa entender bem as capacidades de cada um, e a comunicação entre nós e os atletas será uma chave para obter esse resultado”, explicou o técnico Jean-René Mounie.

Os dois períodos de treinamento terão papéis distintos na preparação dos atletas para o Pan. “Durante o primeiro, vamos trabalhar bastante a parte técnica, encarar os pontos mais fracos de cada um. Temos tempo ainda para mudar pequenos detalhes. E, com certeza, também iremos propor um trabalho físico importante com trabalho de pernas na mesa. Então, o ritmo de jogo será uma prioridade nesse período. Teremos mais tempo para a parte de saque/recepção no segundo, mais perto do evento”, disse Mounie.

No embalo das conquistas
Para o treinador francês, as medalhas conquistadas na Copa Latino-Americana servirão de motivação para os atletas antes do Pan. Na competição, eles tiveram pela frente potenciais adversários em Toronto. “A avaliação é realmente positiva. Mesmo se até hoje os brasileiros dominaram esse evento, acho muito importante ficarmos satisfeitos, felizes com o desempenho. Às vezes, quando estamos acostumados a ganhar, podemos nos esquecer de aproveitar, mas isso é um erro. Nunca é fácil ganhar, exigiu muito esforço de cada um”, concluiu.

As disputas de tênis de mesa do Pan irão de 19 a 25 de julho. Como o Brasil já tem garantidas as suas equipes no Rio 2016, por ser o país-sede da competição, o principal objetivo da seleção é levar os títulos individuais, que valem vaga no evento do ano que vem.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Fonte: CBTM
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla