Ministério do Esporte 1ª Edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas será lançada nesta terça
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

1ª Edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas será lançada nesta terça

Representantes indígenas dos cinco continentes, além de autoridades nacionais e internacionais participarão nesta terça-feira (23.06) do lançamento oficial da 1ª edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, que acontecerá na cidade de Palmas (TO) no período de 20 de outubro a 1º de novembro. O encontro será na Tribuna de Honra do Estádio Nacional Mané Garrincha, Portão S, Entrada 6, Brasília-DF, às 18h30.

Em seguida, nos dias 24 e 25, os mesmos representantes estarão reunidos em Congresso Técnico, que vai definir as normas para realização dos jogos. O encontro marca o início da divulgação nacional dos Jogos, já anunciados no exterior. O evento foi apresentado ao mundo durante o Fórum Permanente sobre Questões Indígenas, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, pelo ministro do Esporte George Hilton, presidente do ITC, Marcos Terena, e prefeito de Palmas Carlos Amastha.

A 1ª edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas é resultado das 13 edições dos jogos nacionais indígenas, realizadas a partir de 1996, em várias partes do Brasil. A consolidação do mundial aconteceu na última edição, em Cuiabá (MT), quando foi firmado um acordo entre comunidades indígenas, sociedade, líderes estrangeiros de 17 países e 48 etnias nacionais.

Os Jogos Mundiais Indígenas fazem parte de uma parceria firmada entre as comunidades indígenas, a sociedade e o governo federal, por meio do Ministério do Esporte, em prol da construção e fortalecimento de políticas públicas capazes de instituir mecanismos de valorização das etnias e de resgate cultural, com o objetivo de manter suas tradições.

Entre os países já confirmados para o evento estão: Argentina, Austrália, Brasil, Colômbia, Canadá, Chile, Congo, Equador, Estados Unidos, Etiópia, Filipinas, Guatemala, Guiana Francesa, México, Mongólia, Nova Zelândia, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Rússia, Uruguai e Venezuela.

Cleide Passos
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla