Ministério do Esporte Com presença de Dilma Rousseff, Dia Olímpico é celebrado no Rio de Janeiro
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Com presença de Dilma Rousseff, Dia Olímpico é celebrado no Rio de Janeiro

Neste 23 de junho, João Gabriel, de 10 anos, conheceu um pouco da luta olímpica. Quem o ajudou nos primeiros movimentos foi um rapaz  mais velho do que ele, mas não muito mais alto. "Não sei quem é, mas ele é legal", disse. O companheiro de luta do garoto era ninguém menos que o campeão olímpico nas argolas em Londres 2012, Arthur Zanetti. Cerca de 200 crianças de projetos sociais do Sesi (Serviço Social da Indústria) brincaram e experimentaram esportes como atletismo, judô, vela e taekwondo, dividindo espaço com atletas de alto rendimento que se preparam para a disputa dos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015. Assim foi a comemoração do Dia Olímpico no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro, com a presença da presidenta Dilma Rousseff.

João Gabriel encara Arthut Zanetti na luta olímpica. Foto: Carol Delmazo/ MEJoão Gabriel encara Arthut Zanetti na luta olímpica. Foto: Carol Delmazo/ ME"Nada mais justo que estarmos aqui no Dia Olímpico, e também o Dia Nacional do Desporto no Brasil. Nada melhor que fazê-lo neste parque que traz o nome de uma grande esportista, Maria Lenk. Uma brasileira que nos enche de orgulho. pela trajetória", disse a presidenta, que estava acompanhada do ministro do Esporte, George Hilton; do governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão; e do prefeito da cidade, Eduardo Paes. A data é comemorada em todo o mundo por ser o aniversário de fundação do Comitê Olímpico Internacional (COI) pelo Barão Pierre de Coubertin, em 1894.

O parque aquático receberá as competições de nado sincronizado e saltos ornamentais durante os Jogos 2016, modalidades que fizeram demonstrações nesta terça-feira (23.06). Outra atração do Dia Olímpico foi a apresentação da mascote da delegação brasileira. Ginga vai acompanhar os atletas em todas as competições daqui para frente. Com o uniforme com as cores da bandeira nacional, Ginga é uma onça-pintada, animal que vive em várias regiões do nosso país, em especial na Amazônia e no Pantanal. O objetivo do Comitê Olímpico do Brasil (COB) é difundir os valores do respeito e da proteção da fauna para a atual e futuras gerações.

Pan de Toronto
O evento também marcou a despedida da delegação que defenderá o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, de 10 a 26 de julho. Serão cerca de 600 atletas integrando uma delegação de quase 900 pessoas, a maior da história.

"É gratificante ver, na comemoração do Dia Olímpico, o Time Brasil reunido. O governo federal tem se esforçado nos últimos anos para garantir toda a estrutura necessária aos atletas brasileiros. Tenho certeza de que colheremos esses frutos no Pan e Parapan de Toronto, e também nos Jogos Olímpicos de 2016", disse o ministro do Esporte, George Hilton.

Nova mascote do Time Brasil: Ginga (no alto à esq.) e atletas se apresentando no Parque Aquático Maria Lenk. (Fotos: Roberto Castro/ ME)Nova mascote do Time Brasil: Ginga (no alto à esq.) e atletas se apresentando no Parque Aquático Maria Lenk. (Fotos: Roberto Castro/ ME)

Além de Arthur Zanetti, estarão no Canadá outros brasileiros campeões mundiais e olímpicos como Robert Scheidt (vela), Mayra Aguiar (judô) e Doda (hipismo). A nova geração será representada por atletas como Matheus Santana, da natação, e Hugo Calderano, do tênis de mesa, presentes na comemoração do Dia Olímpico.

O nome do mesatenista Hugo Hoyama é referência quando se fala da história do Brasil em Jogos Pan-Americanos, com dez medalhas de ouro. Revelação da modalidade, o carioca Hugo Calderano fará a sua estreia com a responsabilidade de substituir o ídolo. “É sempre muito bom ter ídolos como ele. Entrar no lugar do Hoyama é uma experiência incrível, ainda mais com a minha idade, 19 anos. Espero corresponder às expectativas”, disse.

Da nova geração do esporte brasileiro e que vem ganhando destaque internacional, o nadador Matheus Santana também disputará seu primeiro Pan. "O Brasil vai com uma equipe forte e jovem. Estou treinando três meses seguidos para esta competição. Depois do Pan vamos encarar o Mundial de Natação em Kazan, na Rússia. É uma pressão boa que nos motiva a representar o país. Vamos com tudo para trazer uma medalha para o Brasil”, disse. Para Santana, disputar o Pan e o Mundial, em seguida, será bom, pois os atletas estão no mesmo ritmo de treinamento. "O Pan será praticamente uma competição preparatória para o Mundial".

Uma das atletas mais experientes da delegação brasileira em Toronto, Juliana Veloso, dos saltos ornamentais, conta que continua com o mesmo frio na barriga antes da competição. “É muito prazeroso disputar pela quinta vez o Pan, fazendo o que eu mais gosto de fazer. Sempre fui atleta de plataforma, agora sou atleta de trampolim. Então, eu serei praticamente uma caloura. O nervosismo bate igual e isso motiva a gente a crescer na competição”, falou a saltadora.

Experientes ou caminhando para a primeira disputa, os atletas brasileiros levarão as energias positivas da presidenta Dilma Rousseff. "Aos 600 atletas do Brasil, desejo sorte e sucesso. Dentro da bagagem de cada um deles, vai a torcida verde e amarela. Cada pódio que vocês conquistam é a nossa estima como país que vocês estimulam. São essas emoções que vão se repetir no Pan de Toronto. Que o evento seja uma boa preparação para um oportunidade única que será a Olimpíada e a Paraolimpíada no ano que vem", disse.

Foto: Roberto Castro/MEFoto: Roberto Castro/ME

Carol Delmazo e Breno Barros, do Rio de Janeiro (RJ)
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla