Ministério do Esporte Jogos Mundiais Indígenas são lançados com presença de Dilma Rousseff e lideranças internacionais
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Jogos Mundiais Indígenas são lançados com presença de Dilma Rousseff e lideranças internacionais

Foto: Ivo Lima/MEFoto: Ivo Lima/ME

Brasília foi palco na noite de terça-feira (23.06) da cerimônia de lançamento da primeira edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, evento que acontecerá em Palmas (TO), de 20 de outubro a 1º de novembro. Com a presença da presidenta da República, Dilma Rousseff, de ministro do Esporte, George Hilton, governadores, entre outras autoridades, a solenidade teve início com o hino nacional, tocado pelo bandolinista carioca, Hamilton de Holanda. A cantora baiana Margarete Menezes, madrinha dos jogos, também abrilhantou a festa.  

A diversidade característica do Brasil e dos jogos fez parte da festa que recebeu representantes indígenas de 23 países e cerca de 30 guerreiros, acolhidos por autoridades do governo federal, estadFoto: Ivo Lima/MEFoto: Ivo Lima/MEual e local. Após receber uma bola de palha do representante da Nova Zelândia, e de ser abençoada pelo pajé Narciso da etnia paresi, assim como todos os presentes, a presidenta Dilma Rousseff saudou os indígenas e destacou a importância das etnias que irão se interagir e confraternizar em Palmas, além de garantir sua presença na cerimônia de abertura, no próximo dia 20 de outubro.

O ministro George Hilton agradeceu o apoio da presidenta Dilma Rousseff, que segundo ele, “desde o início das primeiras reuniões o pediu para não medir esforços na realização desse evento. O mundial será um momento de integração e resgate da identidade cultural, momento que propõe uma celebração arrojada, um encontro de paz e harmonia com a natureza”, afirmou.

Além das atrações musicais e apresentações culturais dos indígenas, o presidente do Comitê Intertribal (ITC), Marcos Terena, saudou os indígenas apresentou a logomarca dos jogos, desenhada pelo índio Carlos Terena, e aprovada por etnias de várias partes do mundo. Um vídeo apresentou o mascote dos Jogos, o índio Kali,  vestido com roupas e adereços de várias etnias e convidou os presentes para participar dos jogos em Palmas.

A cerimônia contou com a presença dos ministros da Ciência e Tecnologia, Aldo Rebelo; Agricultura, Kátia Abreu; Cultura, Juca Ferreira; Integração Nacional, Gilberto Occhi;Turismo, Henrique Alves;Políticas Públicas para Mulheres, Eleonora Menicucci, Pepe Vargas, ministro-chefe da Secretaria de Direitos Humanos do Brasil; representante do PNUD no Brasil, Jorge Chedieck; governador do Distrito Federal, Rodrigo Rolemberg; vice-governadora do Tocantins e Carlos Amastha prefeito de Palmas, além de outras autoridades.




Cleide Passos
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla