Ministério do Esporte Programa Luta pela Cidadania
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
O Plano Brasil Medalhas 2016, lançado em setembro de 2012 pela presidenta da República, Dilma Rousseff, e pelo ministro do Esporte, Aldo Rebelo, tem como objetivo colocar o Brasil entre os 10 primeiros países nos Jogos Olímpicos e entre os cinco primeiros nos Jogos Paraolímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.
 

Informações: (61) 3217-1716/1672E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

 

O Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem foi criado com o objetivo de Julgar violações a regras antidopagem e aplicar as infrações a elas conexas e homologar decisões proferidas por organismos internacionais, decorrentes ou relacionadas a violações às regras antidopagem.

 

Informações: (61) 2026-1518

Programa Luta pela Cidadania

O Programa Luta pela Cidadania se propõe a garantir o acesso de crianças, adolescentes, jovens e adultos (às práticas corporais) às modalidades de lutas e artes marciais em uma perspectiva formativa e inclusiva, que objetiva a disseminação dos princípios e valores que fundamentam estas modalidades. O Programa reconhece as particularidades das práticas corporais de lutas e artes marciais, a qual agrega aspectos filosóficos e disciplinares em que essas práticas podem ajudar na formação para a cidadania e para o lazer.  Com valores relevantes na formação para a cidadania e para o lazer.

Entre os princípios difundidos pelas artes marciais e lutas, o Programa Luta pela Cidadania pretende valorizar em seus beneficiados os conceitos de disciplina, autocontrole, cooperação, autoestima, cumprimento dos deveres, respeito aos mestres, ao ambiente de treinamento, as regras e aos companheiros de prática. Assim  democratizar o acesso de seus beneficiados na formação para a cidadania transformando mais acessível a inclusão social de seus beneficiados.

Igualmente, compreende a complexidade do universo das lutas e artes marciais, percebendo ainda as especificidades de cada modalidade, que deverão ser desenvolvidas seguindo os documentos orientadores do Programa, bem como ser respeitado o saber dos especialistas habilitados das modalidades. Reconhece que os anos de prática e aprofundamento teórico proporcionam métodos de ensino e aprendizagem capazes de oferecer aos beneficiados ricas experiências no desenvolvimento dessa prática corporal.

Além disso, o PLC busca aprimorar-se pedagógica e administrativamente, reafirmando a preocupação em sua constante renovação, para sempre refletir a realidade encontrada nos diversos municípios brasileiros.

Para o efetivo funcionamento dos núcleos do PLC são disponibilizados pelo Ministério do Esporte recurso para a aquisição de material esportivo e para pagamento de recursos humanos. Além do mais, o PLC dispõe de material didático especialmente elaborado para direcionar suas ações pedagógicas.

Publico-Alvo

O Programa Luta pela Cidadania tem como público alvo pessoas de todas as idades a partir de 6 anos.

Objetivos

  • Oferecer práticas corporais de lutas e artes marciais que estimulem o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes, jovens e adultos;
  • Estimular os valores sociais, culturais e filosóficos inerentes às práticas corporais de lutas e artes marciais;
  • Ofertar condições pedagógicas adequadas para a prática de cada modalidade;
  • Motivar a promoção de ações intersetoriais que integrem a política esportiva com demais setores (educação, saúde, cultura, defesa entre outros).
Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla