Ministério do Esporte Radio Esporte
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Conheça os principais programas e ações do Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens e áudios mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

BRASIL OLÍMPICO: Confira destaques desta semana

REPÓRTER 1: Olá, meu nome é Raphael Costa, aqui comigo Bruna Goularte, confira os destaques desta edição do Brasil Olímpico

REPÓRTER 2: Jogos Escolares reúnem quase quatro mil alunos em João Pessoa

REPÓRTER 1: Ministério do Esporte terá orçamento maior e programas serão mantidos

REPÓRTER 2: Mais de 90% dos atletas paralímpicos recebem incentivo federal

VINHETA

REPÓRTER 1: Até o dia 29 de setembro, a cidade de João Pessoa, na Paraíba, recebe os Jogos Escolares da Juventude, o maior evento estudantil do país. Ao todo, três mil 850 competidores, com idade entre 12 e 14 anos, disputam 13 modalidades esportivas. São alunos de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal, além de uma delegação de João pessoa e outra da Argentina A cerimônia de abertura foi no ginásio da Universidade Federal da Paraíba e contou com a presença da judoca Sarah Menezes, medalhista de ouro em Londres 2012. Para o ministro do Esporte, Leonardo Picciani, os Jogos Escolares da Juventude são um momento de visibilidade para o esporte brasileiro.

SONORA: Leonardo Picciani, ministro do Esporte

“Esse evento acontece em um momento muito especial para o esporte brasileiro, em que terminamos de sediar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos com extraordinário sucesso. O maior legado das Olimpíadas, sem dúvida nenhuma, é fazer com que o esporte seja enxergado, por cada um dos gestores públicos e da iniciativa privada, como uma política pública fundamental e de primeira grandeza”.

VINHETA

REPÓRTER 2: O ministro Leonardo Picciani, informou nesta semana que o orçamento do Ministério do Esporte para o ano que vem será 30 por cento maior que o de 2016. O orçamento vai passar dos 505 milhões atuais para 656 milhões de reais. Segundo o ministro, isso permitirá que os programas do governo federal sejam mantidos e, alguns deles, ampliados.

VINHETA

REPÓRTER 1: A Rio 2016 representou o melhor desempenho da história da delegação brasileira em Jogos Paralímpicos. O Brasil encerrou a participação em oitavo lugar na classificação geral, com 72 medalhas - 14 de ouro, 29 de prata e 29 de bronze. Parte do bom resultado pode ser resumida em uma palavra: investimento. De acordo com o Ministério do Esporte, 262 dos 289 atletas que participaram das Paralimpíadas recebem o Bolsa Atleta, incentivo federal que atende desde competidores estudantis até atletas de alto rendimento. Um dos contemplados é o canoísta Caio Ribeiro. No Rio de Janeiro, ele conquistou o bronze na categoria KL3, para atletas que usam tronco, braços e pernas na remada.

SONORA: Caio Ribeiro, atleta da canoagem

“Eu agradeço ao CPB e ao Ministério do Esporte. A gente representou. O Brasil representou. Os Jogos Paralímpicos foram um espetáculo. A organização fez um trabalho fantástico. Foi nível primeiro mundo. Estou muito feliz e agradeço todo mundo”.

SOBE SOM

REPÓRTER2: O Brasil Olímpico desta semana fica por aqui

REPÓRTER 1 : Até a semana que vem, tchau!

Jogos Escolares da Juventude reúnem mais de 3,8 mil jovens de todo o país

 

REPÓRTER: A cidade de João Pessoa sedia, até o dia 29 de setembro, os Jogos Escolares da Juventude, o maior evento estudantil esportivo do país. O evento é a porta de entrada para a categoria estudantil do Bolsa Atleta, programa de incentivo do Ministério do Esporte.

Ao todo, são três mil 850 competidores, com idade entre 12 e 14 anos, de todos os estados brasileiros, além do Distrito Federal, de uma delegação de João Pessoa e outra da Argentina. As competições abrangem 13 modalidades esportivas: atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, lutas, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol e vôlei.

O ministro do Esporte, Leonardo Picciani, participou da cerimônia de abertura, que aconteceu nesta terça-feira (20), no Ginásio da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Para o ministro, os Jogos Escolares da Juventude são um momento de visibilidade para o esporte brasileiro.

SONORA: Leonardo Picciani, ministro do Esporte

“Esse evento acontece em um momento muito especial para o esporte brasileiro, em que terminamos de sediar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos com extraordinário sucesso. O maior legado das Olimpíadas, sem dúvida nenhuma, é fazer com que o esporte seja enxergado, por cada um dos gestores públicos e pela iniciativa privada, como uma política pública fundamental e de primeira grandeza”.

REPÓRTER: Além das competições, o encontro esportivo oferece inúmeros eventos paralelos, como programas socioeducativos e culturais, que têm como objetivo aproximar os jovens da cultura regional e dos valores olímpicos. Na opinião de Picciani, o esporte é um agente transformador e de inclusão social.

SONORA: Leonardo Picciani, ministro do Esporte

"Que o esporte possa ser uma importante ferramenta, ao lado da educação, para transformar a vida das pessoas. Transformar para melhor, sendo capaz de incluir e de promover um futuro para cada brasileiro e brasileira".

REPÓRTER: A judoca Sarah Menezes, medalhista de ouro na Olimpíada de Londres, em 2012, também participou da abertura dos Jogos Escolares da Juventude, ao lado de Vanderlei Cordeiro de Lima, bronze nas Olimpíadas de Atenas-2004 e o único latino-americano premiado com a medalha Pierre de Coubertin, maior condecoração de cunho humanitário-esportivo concedida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). Para inspirar os jovens atletas, Vanderlei foi convidado a acender a Pira dos Jogos Escolares.

Reportagem, Raphael Costa. Colaborou João Paulo Machado, de João Pessoa

Foto: Francisco Medeiros - ME

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla