Ministério do Esporte Torcida da Copa do Mundo deverá ter música associada ao samba
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Conheça os principais programas e ações do Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens e áudios mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Torcida da Copa do Mundo deverá ter música associada ao samba

LOC - Os torcedores que assistirem aos jogos da Copa do Mundo no Brasil, no próximo ano, deverão se deparar com um novo som para animar as partidas. Em substituição à barulhenta vuvuzela, utilizada na Copa de 2010, na África do Sul, o brasileiro deverá levar diversão e alegria para os jogos portando o pequeno "Pedhuá", de origem indígena e utilizado pelos nordestinos, para atrair o pássaro chamado inhambu.

Projeto para utilização do pedhuá na Copa do Brasil já foi chancelado pelo Ministério do Esporte e encontra-se em fase de aprovação pela FIFA, que deverá se pronunciar até o dia 10 de fevereiro, segundo o seu idealizador, o professor de educação física e empreendedor, o paraibano Alcedo Medeiros de Araújo. Segundo ele, o projeto está muito perto de ser aprovado pela FIFA.

Sonora

Em outubro de 2010, Alcedo foi um dos 240 empreendedores convidados para o workshop chamado 14 Bis e que pretendia descobrir as inovações para o Mundial do Brasil, mas ao final de quatro dias de discussões, saiu do evento sem resposta.

Seis meses depois, assistindo à final da Libertadores, entre Santos x Penharol, onde 20 mil apitos comuns foram distribuídos, Alcedo decidiu reacender a ideia e apresentá-la ao Ministério do Esporte.

Além de imitar um pássaro, o pedhuá foi o precursor do apito de samba, sendo, assim, um instrumento que traduz a brasilidade e a manifestação da alegria do futebol.

Sonora

Alcedo adianta que o pedhuá será produzido em resina plástica, para ser comercializado em qualquer lugar, desde os camelôs até os ambulantes na porta dos estádios e garante que o seu uso é de fácil aprendizado.

Sonora

Com informações do Ministério do Esporte, Cinara Corrêa.

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla