Ministério do Esporte Retrospectiva 2012
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Conheça os principais programas e ações do Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens e áudios mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Retrospectiva 2012

O Ministério do Esporte comemora o sucesso de várias realizações registradas neste ano de 2012, fundamentais para atingir uma das principais metas, que é tornar o Brasil a décima potência olímpica mundial na área esportiva, em 2016. Entre elas, estiveram a realização, no Rio de Janeiro, da segunda etapa da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno, que reuniu 190 pentatletas de 35 países.

Depois disso, foi a vez de a cidade de Foz do Iguaçu sediar os X Games, considerados as olimpíadas dos esportes radicais.

O Brasil teve, ainda este ano, um desempenho surpreendente nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Londres. Foram 60 medalhas conquistadas, sendo nas Paralimpíadas e 17 nas Olimpíadas.

Entre os destaques, Arthur Zanetti, que conquistou medalha de ouro inédita na ginástica artística. Entre os paraolímpicos, Alan Fonteles surpreendeu, ao superar o favorito, o sul-africano Oscar Pistorius,nos 200 metros.

A delegação brasileira participou com 441 atletas, sendo 267 beneficiados pelo programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte.

Também no decorrer do ano, o governo federal lançou o plano para apoiar 21 modalidades olímpicas e 15 paraolímpicas.

As principais ações do plano, além da Bolsa Pódio, são a contratação de técnicos e profissionais qualificados; a aquisição de materiais e equipamentos, o custeio de viagens para treinamentos e competições e também a viabilização de centros de treinamento.

Em outubro, o ministro Aldo Rebelo completou um ano à frente do Ministério do Esporte, que, desde então, assumiu a organização dos Jogos Olímpicos Rio 2016; conseguiu a aprovação, na votação da Lei Geral da Copa, da liberação da venda de bebidas alcoólicas na Copa de 2014 e ainda colocou um membro do governo no Comitê Organizador Local do mundial.

Nos Jogos Escolares Sul Americanos, o Brasil subiu ao pódio em todas as modalidades, garantindo um total de 86 medalhas.

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla