Ministério do Esporte Natal e João Pessoa vão sediar os Jogos Sul-Americanos Escolares 2012
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Conheça os principais programas e ações do Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens e áudios mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Natal e João Pessoa vão sediar os Jogos Sul-Americanos Escolares 2012

LOC - Natal, capital do Rio Grande do Norte e João Pessoa, capital da Paraíba vão sediar o maior evento esportivo escolar da América. A 18ª edição dos Jogos Sul-Americanos Escolares vai reunir cerca de 2.500 atletas, com idades entre 12 e 14 anos, de 12 países, entre os dias 29 de novembro e 6 de dezembro.

Serão 10 modalidades, entre elas: futsal, basquete, vôlei, natação, dentre outros. A competição tem objetivo de integrar os estudantes e estimular a cooperação social, cultural, esportivo e econômico dos povos do continente.

LOC - A Coordenadora-geral da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte, Maristela Neves, destacou o trabalho voluntário de diversos adolescentes que vão trabalhar na conscientização dos atletas para a preservação do meio ambiente e do espírito esportivo. Ela explica que serão 500 estudantes que vão prestar informações sobre o evento em todos os locais dos jogos, além do Centro de Convenções, aeroportos e outros pontos da cidade . Para Maristela, este evento pode ser considerado um teste para a Copa do Mundo, já que Natal é uma das sedes do mundial de 2014.

SONORA - Nós temos aqui, primeiro uma conscientização da cidade, o envolvimento da cidade nos jogos, temos a questão do voluntariado que já é um preparativo para a Copa do Mundo, e também a equipe do estado que está trabalhando sendo treinada, na questão de receptivo, de organizar o transporte, a questão do transporte é de responsabilidade do estado. É uma importância fundamental, eles precisam ser testados, e corrigir algumas coisas é agora.

LOC - O Presidente da Federação Norte Rio Grandense de Desporto escolar, Gileno Souto Junior, afirmou que os jogos, além de estimular o lado educacional e competitivo dos adolescentes, podem ser a vitrine para surgimento de grandes atletas olímpicos.

SONORA - Estamos trabalhando com crianças de 12 a 14 anos, em jogos onde existe a competição, mas acima de tudo está a participação. A descoberta de talentos no desporto de rendimento é um investimento a longo prazo, onde podemos quem sabe, nas olimpíadas de 2016 termos atletas disputando as olimpíadas.

LOC - Paralelamente ao evento será realizada a Assembleia Ordinária do Conselho Sul-Americano do Esporte (CONSUDE), onde os ministros de esporte dos 12 países vão discutir o desenvolvimento do esporte escolar na América.

Do Ministério do Esporte, Jorge Henrique.

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla