Ministério do Esporte Ministros do Esporte de Brasil e Reino Unido ampliam parceria
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Conheça os principais programas e ações do Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens e áudios mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Ministros do Esporte de Brasil e Reino Unido ampliam parceria

LOC/REPÓRTER:O ministro do Esporte Aldo Rebelo participou, neste sábado, do seminário Dia de Negócios do Brasil, na Lancaster House, em Londres. Promovido pelo Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido, o encontro contou com a presença do vice-primeiro-ministro britânico, Nick Cleg e do vice-presidente do Brasil, Michel Temer. E, ainda, do ministro do Esporte e dos Jogos Olímpicos do Reino Unido, Hugh Robertson, do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral. E, também, do presidente da Autoridade Pública Olímpica.

Aldo Rebelo e Robertson aproveitaram o seminário para estreitar a parceria entre Brasil e Reino Unido na área esportiva. Em reunião que teve também a participação do secretário executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, o ministro brasileiro sugeriu ao colega que seja constituída uma missão britânica para cooperar com o Brasil: no planejamento da Copa do Mundo FIFA 2014, dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 e dos Jogos Escolares.

Aldo Rebelo também gostaria de contar com a ajuda dos britânicos na preparação de uma lei geral de esportes no Brasil. A ideia, segundo o ministro, é uma cooperação aberta e duradoura no esporte, baseada no lastro histórico de pareceria que sempre marcou o relacionamento entre os dois países.

TEC/SONORA:"A promessa de uma cooperação entre Brasil e Reino Unido, não apenas na preparação das Olimpíadas (Rio 2016) e Copa do Mundo (2014), nesses dois grandes eventos, mas na área do esporte como um todo. Inclusive na preparação também dos atletas. Houve uma boa-vontade, uma abertura e a disposição para que essa cooperação não tenha apenas o sentido pontual em torno dos grandes e ventos, mas de uma cooperação estratégica na área do esporte. "

LOC/REPÓRTER:Robertson afirmou que a experiência britânica na organização dos Jogos Olímpicos de Londres está à disposição. O próprio ministro britânico quer ser o interlocutor na consolidação da parceria com o Brasil. Ele disse que, antes de fazer parte do governo, já participava das discussões sobre política esportiva. E que acompanhou todos os detalhes de planejamento e execução das Olimpíadas. O desafio, observou o ministro britânico, é grande, mas a Inglaterra em muito pode ajudar. Para ele, o Brasil vai impor a marca na Copa do Mundo e nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

O secretário executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, disse que o encontro foi muito produtivo, especialmente por conta das informações trocadas com autoridades ingleses sobre a organização dos Jogos de Londres.

TEC/SONORA: "Foi um encontro muito produtivo. Em primeiro lugar, trocamos informações e avaliações sobre a realização das Olimpíadas aqui em Londres. Nos deram algumas indicações muito uteis, visões a estratégicas que o Ministério de Relações Estratégicas daqui teve sobre o evento, chamando atenção para questões, como, por exemplo, a própria visão estratégica na realização do evento. Sobre como lidaram com o problema de segurança. Temas orçamentários, entre outros que serão importantes para o Brasil".

LOC/REPÓRTER:Rebelo destacou a disposição do ministro britânico para estreitar os acordos entre os dois países. Conforme o ministro do Esporte, a reunião rendeu o compromisso de uma grande cooperação entre o Brasil e o Reino Unido. Não apenas na preparação das Olimpíadas e da Copa do Mundo, mas na área do esporte como um todo, inclusive na preparação dos atletas".

O ministro brasileiro acrescentou que a parceria não será pontual, apenas em torno dos grandes eventos. O acordo, segundo Rebelo, será estratégico também na área do esporte nas universidades, envolvendo diretamente Brasil e Reino Unido.

Londres 2012. Uma parceira Agência Radioweb e Ministério do Esporte. Reportagem Anna Bernardes e Breno Barros. Com informações das Olimpíadas, Hiury Wdson



Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla