Ministério do Esporte Jovens talentos estão em Londres como preparação para Rio 2016
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Conheça os principais programas e ações do Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens e áudios mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Jovens talentos estão em Londres como preparação para Rio 2016

LOC/REPÓRTER: Quando Bernardo de Souza deu os primeiros tiros com o arco, aos 11 anos, não imaginava que, aos 19, vivenciaria o clima olímpico de perto, em Londres. Ele é um dos jovens brasileiros com potencial de participação nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro que faz parte do Projeto Vivência Olímpica.

A iniciativa faz parte do programa Geração Rio 2016, que proporciona a experiência olímpica antecipada para 16 jovens atletas. Desenvolvido pelo Comitê Olímpico Brasileiro, o projeto é voltado apenas para atletas de modalidades individuais ou em dupla. Os principais critérios de seleção foram: o desempenho nos Jogos Olímpicos da Juventude Cingapura 2010 e os campeonatos e ranking mundiais.

Para o Bernardo, foi gratificante ter sido escolhido para integrar o Vivência Olímpica. É um tipo de reconhecimento, ele diz, por tudo que fez até hoje. Segundo o atleta, foi uma grande honra estar em Londres, por causa do projeto, e viver o clima olímpico de perto.

Lais Nunes, 19 anos, escolhida em 2009 como a melhor atleta das Américas, é a representante da luta olímpica no projeto. A lutadora começou na modalidade na cidade de Bairro Alto, em Goiás, e hoje é a única brasileira tricampeã pan-americana de luta olímpica. Em Londres, a atleta se espelha em Joice Silva, a única representante brasileira na modalidade.

Lais acredita estar no caminho certo e que em 2016 vai representar o país no tatame. Ela disse estar hoje sentindo e vivendo o clima olímpico e, em 2016, pretende competir e viver a experiência olímpica. Neste ano, o grande objetivo dela é conquistar uma medalha no Mundial Júnior, que será disputado em setembro, na Tailândia.

Na capital britânica, a rotina dos atletas que integram o projeto Vivência Olímpica inclui, entre outras atividades: treinamento, acompanhamento das competições e visita à Vila Olímpica. Enfim, tudo o que possa antecipar, em termos de vivência, uma edição de Jogos Olímpicos.

Londres 2012. Uma parceira Agência Radioweb e Ministério do Esporte. Reportagem Anna Bernardes e Breno Barros. Com informações das Olimpíadas, Hiury Wdson


Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla