Ministério do Esporte Maioria dos medalhistas em Londres recebe Bolsa-Atleta
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Conheça os principais programas e ações do Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens e áudios mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Maioria dos medalhistas em Londres recebe Bolsa-Atleta


LOC/REPORTER:Grande parte dos medalhistas brasileiros nas Olimpíadas de Londres 2012 são beneficiários do programa Bolsa-Atleta. Nesta segunda-feira, Arthur Zanetti, que recebe o benefício do Ministério do Esporte, ganhou, pela primeira vez na história, uma medalha de ouro para o Brasil na ginástica artística. O ginasta de 22 anos venceu a disputa das finais nas argolas com 15.900 pontos. A vitória ocorreu na North Greenwich Arena, sede da ginástica nos Jogos Olímpicos de Londres 2012. Antes dele, a judoca Sarah Menezes, que também recebe o Bolsa-Atleta, também havia arrebatado o ouro para o país.

O ministro Aldo Rebelo falou sobre a importância do programa, e frisou que o Bolsa-Atleta não é apenas uma iniciativa generosa: é o apoio da sociedade, por meio do governo aos atletas brasileiros.

TEC/SONORA: "Bolsa-Atleta não é apenas uma iniciativa generosa: é o apoio da sociedade, por meio do governo aos atletas brasileiros que se esforçam para ter um desempenho compatível com as suas aspirações. E o país apoia, exatamente, porque esses atletas constituem referência e representam o papel construtivo na formação de nossas crianças e de nossos adolescentes".

LOC/REPORTER: E disse que, no caso dos medalhistas de ouro brasileiros, Arthur e Sarah, o benefício não foi importante apenas para a continuidade dos atletas, mas também, para lhes dar a certeza do apoio do governo para o esporte no Brasil.

TEC/SONORA: "No caso dos atletas Sarah Menezes e Arthur Zanetti, que ganharam medalha de ouro, são um exemplo muito importante, que demonstram que o apoio do governo é importante não só para a continuidade desses atletas, mas também para transmitir a segurança de que o poder público apoia e estimula o esporte de alto-rendimento no país".

LOC/REPORTER: Rebelo falou ainda, sobre o que pode ser melhorado para que o Brasil chegue às Olimpíadas Rio 2016 mais competitivo. Uma dessas iniciativas adiantou o ministro, será a criação do Programa "Brasil Medalhas", voltado para atletas de alto-rendimento.

TEC/SONORA: "O governo tem um programa, que será apresentado em breve, que é o Brasil Medalhas, com mais recursos públicos, e leis de incentivo ao esporte para que, horizontalmente, para que seja ampliada a prática do esporte de alto-rendimento".

O programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte visa investir prioritariamente nos esportes olímpicos e paralímpicos, para formar, manter e renovar periodicamente gerações de atletas com potencial para representar o País.

Uma novidade para este ano foi a ampliação do benefício para atletas de renome internacional, como Maurren Maggi, Fabiana Murer, Jade Barbosa, Robert Scheidt, Marilson Gomes dos Santos e Daniele e Diego Hypólito; a partir de agora eles também contam com o apoio do programa. Antes, a maioria deles não se candidatava porque a lei não permitia a bolsa aos atletas que já contassem com patrocínio individual e que recebessem salário.

Londres 2012. Uma parceira Agência Radioweb e Ministério do Esporte. Reportagem Anna Bernardes e Breno Barros. Com informações das Olimpíadas, Walmor Parente.


Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla