Ministério do Esporte Bolsista conquista primeira medalha olímpica entre os peso-pesado
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Conheça os principais programas e ações do Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens e áudios mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Bolsista conquista primeira medalha olímpica entre os peso-pesado

LOC/REPORTER: Aos 25 anos, o judoca Rafael Silva, o Baby, se tornou o primeiro brasileiro a conquistar uma medalha olímpica no peso-pesado do judô. Na última sexta-feira, Rafael ganhou mais uma medalha de bronze para o Brasil nas Olimpíadas de Londres. Ele venceu a luta contra o sul-coreano Sung-Min Kim.

Após ter sido derrotado nas quartas de final, Baby venceu a luta de repescagem contra o húngaro Barna Bor. Garantiu, assim, o direito de brigar pela medalha de bronze na categoria acima de 100kg.

Em Londres, o time de judocas brasileiros vão voltar para casa com medalhas, com uma de ouro e três de bronze. Fazia 20 anos que o judô brasileiro não subia ao lugar mais alto do pódio olímpico.

Silva, que começou a lutar judô aos 15 anos, é o atual terceiro melhor do mundo na categoria na lista da Federação Internacional de Judô.

Após a conquista do bronze, Rafael Silva foi felicitado até por um campeão mundial de futebol. No microblog Twitter, o ex-jogador Ronaldo Fenômeno brincou dizendo ter se "identificado" com o grandalhão Baby e os singelos 155 kg e 2,03m de altura do judoca.

Beneficiário do Bolsa-Atleta, Rafael Silva considera que o programa do Ministério do Esporte é um incentivo muito grande para quem está começando. Segundo Baby, o governo tem que investir no esporte de alto rendimento porque os atletas são um espelho para a nova geração.

TEC/SONORA: "Ajudou com certeza [o Bolsa-Atleta]. É um incentivo para quem está começando e o governo tem que investir no esporte de alto-rendimento porque nós [os judocas medalhistas em Londres] somo espelho para a geração que está vindo".

E se disse muito contente com inédita vitória que ele traz para o judô nacional:

"Eu estou muito feliz. É o trabalho, treinamento, todo o sacrifício que a gente faz, de deixar a família e os amigos. Então esse resultado é fruto de um trabalho muito exaustivo".

Londres 2012. Uma parceira Agência Radioweb e Ministério do Esporte. Reportagem Anna Bernardes e Breno Barros. Com informações das Olimpíadas, Ronaldo Berewanger


Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla