Ministério do Esporte Judô brasileiro brilha em Londres
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Conheça os principais programas e ações do Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens e áudios mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Judô brasileiro brilha em Londres


LOC/REPORTER: Passada a primeira semana dos Jogos Olímpicos, até agora o judô conseguiu quatro das seis medalhas brasileiras em Londres. O expressivo número, que fazia parte da meta anunciada pela Confederação Brasileira de judô, corresponde a 66% do total da delegação do Brasil. As medalhas foram conquistadas pelos judocas Sarah Menezes, ganhadora do ouro, e Felipe Kitadai, Mayara Aguiar e Rafael Silva, o Baby, que garantiram medalhas de bronze.

LOC/REPORTER: Todos eles são beneficiários do programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte. Dos 259 atletas que competem nos Jogos Olímpicos de Londres, 111 recebem o benefício. Nomes como a atleta do nado sincronizado, Lara Teixeira, que faz dupla com a nadadora Nayara Figueira, e a saltadora Maurren Magi, medalhista em Pequim (2008), também recebem o Bolsa-Atleta.

LOC/REPORTER: A meta alcançada pelo time de judocas brasileiros foi motivo de euforia por parte da equipe técnica. E os objetivos para os Jogos de 2016, no Rio, não são nada modestos. A projeção, aliás, é alta. Segundo o coordenador técnico da equipe brasileira, Ney Wilson o Brasil vai ter, daqui a quatro anos, a oportunidade de trabalhar a Olimpíada dentro de casa. Oportunidade única. Wilson sonha alto. Vai ser uma luta, afirma o técnico, não só por um bom resultado - mas para tornar o Brasil a maior potência mundial do judô.

LOC/REPORTER: Outro medalhista brasileiro foi o nadador Thiago Pereira, que ganhou prata nos 400 metros medley. Falando em natação, na última sexta-feira Cesar Cielo (ouro em Pequim, em 2008) ficou com a medalha de bronze nos 50m livre em Londres. O nadador brasileiro buscava o bicampeonato, mas chegou atrás do francês Florent Manaudou, que ganhou medalha de ouro e do norte-americano Cullen Jones, que ficou com a prata.

LOC/REPORTER: Em sua primeira Olimpíada, Bruno Fratus foi, sem dúvida, uma das revelações da equipe brasileira. Fratus chegou em quarto lugar, com o tempo de 21s61, o melhor de sua carreira. É desde já, umas das promessas nacionais para os Jogos Rio 2016.

LOC/REPORTER: A natação brasileira encerrou sua participação em Londres sem uma medalha de ouro. O balanço, contudo, foi positivo. Para o chefe de equipe da modalidade, Ricardo de Moura, a prata de Thiago Pereira, o bronze de César Cielo coroaram o planejamento feito pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos para a competição.

LOC/REPORTER: Neste domingo, faltarão exatamente quatro anos para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Para marcar a data, o Comitê Organizador Rio 2016 e a prefeitura carioca promoveram uma entrevista coletiva na Casa Brasil, em Londres. Participaram da coletiva o diretor-geral do comitê, Leonardo Gryner e o prefeito do Rio, Eduardo Paes, via teleconferência. Também participou, via teleconferência, a presidente da Empresa Olímpica Municipal, Maria Silvia.

LOC/REPORTER: Gryner assegurou que o cronograma de obras para Rio 2016 está dentro do previsto e disse que o Brasil está acompanhando ativamente os Jogos Olímpicos em Londres. Segundo ele, são 152 observadores e 51 representantes governamentais - em diversas áreas, como saúde, esporte e segurança. Para ele, o Rio 2016 já uma realidade e, sobretudo, uma ferramenta que irá mudar a feição da cidade, do país e, também, do continente. Gryner reafirmou que serão Jogos inesquecíveis - de paixão e de transformação, que deixarão um legado sólido para o Rio e para o Brasil.

LOC/REPORTER: Os Jogos Olímpicos serão seguidos pelos Jogos Paralímpicos de Verão de 2012, que serão realizados entre 29 de agosto e 9 de setembro. As Paralimpíadas de Londres serão os décimos quartos Jogos Paralímpicos da história. Londres é considerada pelo Comitê Olímpico Internacional como o "berço do esporte paralímpico."

LOC/REPORTER: Os jogos irão incluir atletas com diversas deficiências físicas e sensoriais, tal como paralisia cerebral, amputações e cegueira. Esta será a primeira vez desde 2000, que deficientes mentais irão retornar aos Jogos.

LOC/REPORTER: A Equipe paralímpica brasileira é formada por mais de 300 pessoas, entre 182 atletas, guias, técnicos e profissionais da área de saúde. São, ao todo, 115 homens e 67 mulheres. Do total de competidores, 156 recebem o benefício do programa Bolsa-Atleta, do Ministério do Esporte.

Londres 2012. Uma parceira Agência Radioweb e Ministério do Esporte. Reportagem Anna Bernardes e Breno Barros. Com informações das Olimpíadas, Ronaldo Berewanger


Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla