Ministério do Esporte Judô conquista primeiras medalhas do Brasil em Londres
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Conheça os principais programas e ações do Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens e áudios mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Judô conquista primeiras medalhas do Brasil em Londres


LOC/REPORTER: O judô brasileiro viveu neste sábado seu momento de glória nas Olimpíadas de Londres 2012. Neste sábado, o país conquistou um ouro com os judocas Sarah Menezes e um bronze com Felipe Kitadai.

A judoca piauiense Sarah é beneficiária do programa Bolsa-Atleta, do Ministério do Esporte, desde 2006, quando ingressou no programa na categoria de bolsa Nacional. No ano seguinte passou para a Internacional, na qual permaneceu até 2008. A partir daí, a bolsa evoluiu para a categoria Olímpica, seguindo a evolução da carreira da atleta, vencedora do Prêmio Brasil Olímpico de melhor atleta brasileira em 2009.

A medalha de ouro conquistada por Sarah foi um feito histórico para o Brasil. A judoca venceu a romena Alina Dumitru na final da categoria até 48 kg. E, assim, assegurou uma conquista inédita para o judô feminino do Brasil em Jogos Olímpicos.

Outra novidade é que, pela primeira vez na história do judô brasileiro, uma mulher subiu no topo do pódio nas Olimpíadas. Além deste recorde, trata-se do primeiro ouro da modalidade desde os Jogos Olímpicos de Barcelona, em 92, quando Rogério Sampaio conquistou o topo do pódio.

A conquista coloca Sarah como a atleta com os melhores resultados da história do judô feminino no Brasil. Ela sagrou-se campeã mundial júnior pela primeira vez em 2008 e repetiu o feito no ano seguinte, quando ainda foi eleita a atleta olímpica do ano pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro), em votação popular.

Mas a primeira medalha do Brasil nos jogos de Londres é de bronze, e veio como um presente para o judoca Felipe Kitadai, que completa 23 anos neste sábado. O brasileiro derrotou o italiano Elio Verde em uma das disputas de terceiro lugar na categoria até 60 kg, com um waza-ari no golden score.

Se não é uma zebra, a medalha de Kitadai também não era esperada. O brasileiro entrou no torneio como 11º melhor ranqueado e tinha pela frente uma chave muito difícil.

Londres 2012. Uma parceira Agência Radioweb e Ministério do Esporte. Reportagem Anna Bernardes e Breno Barros. Com informações das Olimpíadas, Walmor Parente


Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla