Ministério do Esporte Delegação brasileira chega a Londres com 47% de atletas mulheres
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Conheça os principais programas e ações do Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens e áudios mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Delegação brasileira chega a Londres com 47% de atletas mulheres

LOC/REPORTER: Nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, a delegação brasileira contará com a participação de 123 atletas mulheres, número que equivale a 47% da delegação do Brasil. Um grande avanço das mulheres que, até bem pouco tempo, tinham uma participação muito pequena nas competições.

Em 2012 faz 80 anos que uma brasileira participou pela primeira vez de uma Olimpíada. Foi em 1932, quando a nadadora paulista Maria Lenk escreveu seu nome na história dos Jogos Olímpicos ao disputar, como única representante do país, uma prova nos jogos de Los Angeles, nos Estados Unidos.

Ser a única representante feminina da delegação brasileira em Jogos Olímpicos, porém, não foi uma experiência vivida apenas por Maria Lenk. Em 1956, Mary Dalva Proença disputou sozinha a competição dos saltos ornamentais em Melbourne, na Austrália e, em 1960, Wanda dos Santos foi a representante brasileira do atletismo nos Jogos de Roma, na Itália.

A presença de mulheres nas competições olímpicas tem, no entanto, crescido a cada edição dos jogos. Até agora, a melhor participação das atletas brasileiras aconteceu em 2008, nas Olimpíadas de Pequim. Na ocasião saíram as primeiras medalhistas em modalidades individuais: Maurren Maggi, ouro no salto em distância; Ketleyn Quadros, bronze no judô até 57 kg; e Natália Falavigna, com bronze no taekwondo.

Entre as promessas femininas para Londres 2012, estão as competidoras Mayra Aguiar, do judô, que, após ser eliminada na estreia, em 2008, chega à competição como 1ª do ranking; a nadadora Graciele Herrmann, que conquistou duas medalhas de prata no Pan-Americano de 2011; e Yane Marques, na modalidade pentatlo.

Para Londres 2012, o Comitê Olímpico Brasileiro espera atingir o mesmo número de conquistas de Pequim, quando o país voltou dos jogos com 15 medalhas: três de ouro, quatro de prata e oito de bronze.

Cristiano Bastos, da Agência Radioweb na cobertura das olimpíadas 2012, para o Ministério do Esporte

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla