Ministério do Esporte Secretário executivo anuncia criação de assessoria para coordenar Copa e Olimpíadas
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Conheça os principais programas e ações do Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens e áudios mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Secretário executivo anuncia criação de assessoria para coordenar Copa e Olimpíadas

Nova estrutura será comandada pelo engenheiro Eugênio Kaszkurewicz

LOC/REPÓRTER: O novo secretário executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, que assumiu oficialmente o cargo nesta quarta-feira, anunciou algumas mudanças que serão implementadas. A primeira trata da transferência de responsabilidades sobre os preparativos para a Copa de 2014. A organização do Mundial da FIFA estava a cargo da Secretaria Especial de Futebol do ministério e, agora, vai ficar a cargo da própria secretaria executiva. Uma assessoria será criada especialmente para ajudar na coordenação dos megaeventos esportivos. O secretário executivo Luis Fernandes anunciou o nome do engenheiro Eugênio Kaszkurewicz para comandar essa nova assessoria.

TEC/SONORA - Secretário executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes

"Eugênio é professor titular da Coppe, foi diretor acadêmico da Coppe, membro da Academia Brasileira de Ciências, uma grande referência do conhecimento da engenharia elétrica brasileira, foi coordenador dos fundos setoriais no Ministério da Ciência e Tecnologia, diretor de desenvolvimento científico e tecnológico da Finep e agora se dispôs a trazer esse cabedal de conhecimento e capacidade para essa megamissão, que são os megaeventos esportivos de 2014 e 2016."

LOC/REPÓRTER: O secretário executivo acrescentou que o grupo de trabalho coordenado pelo engenheiro Eugênio Kaszkurewicz vai se subdividir em comissões técnicas para dar apoio aos temas de tecnologia e engenharia. Luis Fernandes disse que também estuda a possibilidade de criar uma décima câmara temática para a Copa de 2014, voltada especificamente para o tema inovação. Mais à frente, os produtos e serviços inovadores direcionados para o Mundial da FIFA devem ser apresentados em um grande evento nacional, como uma feira, por exemplo. O novo secretário executivo do Ministério do Esporte também anunciou mudanças nos trabalhos da Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento.

TEC/SONORA - Secretário executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes

"Haverá um foco estratégico, já discutido com o secretário Leyser, na estruturação de um programa que integre todo o esforço e todos os investimentos e incentivos públicos, de forma a garantir um salto qualitativo no patamar do desempenho esportivo do Brasil nas Olimpíadas de 2016. Quer dizer, conduzir isso com foco, e não de forma dispersa, sendo uma prioridade governamental integrada. Aliás, é uma demanda apresentada ao ministro Aldo pela própria presidente da República."

LOC/REPÓRTER: Luis Fernandes afirmou que esse programa deverá ser estruturado com o apoio do Comitê Olímpico Brasileiro, os clubes e as confederações. O secretário executivo também prevê alterações no programa Segundo Tempo, do Ministério do Esporte.

TEC/SONORA - Secretário executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes

"Será transformado num programa ampliado e enraizado em todo o território nacional, ancorado exclusivamente em atores permanentes dos sistemas nacionais de educação, ciência e tecnologia, defesa, além - evidentemente - das parcerias no esporte. O que que eu estou dizendo aqui? Ele não será operado mais através de Organizações Não-Governamentais. Deixa eu deixar claro: não é nenhuma desconfiança em relação às Organizações Não-Governamentais. A preocupação aqui é basicamente com continuidade de política pública."

LOC/REPÓRTER: O secretário executivo do Ministério do Esporte ressaltou que os convênios do programa Segundo Tempo estão sendo firmados com organismos e entidades que costumam estar subordinados a sistemas de controle e fiscalização, como prefeituras e governos estaduais.

Reportagem: Natália Borges

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla