Ministério do Esporte Comitê Intertribal começa a planejar a primeira edição mundial dos Jogos Indígenas
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

Conheça os principais programas e ações do Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens e áudios mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações: (61) 3217-1875 E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Comitê Intertribal começa a planejar a primeira edição mundial dos Jogos Indígenas

O evento pode ser organizado em três anos e já tem apoio do Ministério do Esporte

LOC/REPÓRTER: Depois da décima primeira edição dos Jogos dos Povos Indígenas, em Porto Nacional, no Tocantins, o Comitê Intertribal - Memória e Ciência Indígena, que organiza a celebração, pretende ampliar o evento e atrair índios que vivem em regiões fora do Brasil. A ideia de fazer os primeiros Jogos Mundiais dos Povos Indígenas é antiga e já foi discutida com as lideranças espalhadas pelos continentes, segundo o idealizador da versão brasileira, Carlos Terena.

TEC/SONORA - Idealizador dos Jogos dos Povos Indígenas - Carlos Terena

"A gente vai ter que ter bastante discernimento mesmo pra saber realmente quem vai brincar, quem vai participar desses Jogos, né? A gente já tem um perfil e a gente já tá norteando quem é que vai participar. Agora, nós vamos atrás dos parentes lá fora, né, vamos, assim dizer, de outro continente. A gente já tem uma ideia de quem são os nossos parentes que nós vamos convidar de outros países."

LOC/REPÓRTER: Carlos Terena conversou sobre a ideia com o ministro do Esporte e disse que Aldo Rebelo vai apoiar a iniciativa. O idealizador dos Jogos dos Povos Indígenas ainda não tem previsão para a quantidade de participantes, nem para a cidade-sede do primeiro Mundial, mas afirmou que será no Brasil e, quem sabe, até mesmo numa capital.

TEC/SONORA - Idealizador dos Jogos dos Povos Indígenas - Carlos Terena

"Não é só os jogos nossos, indígena [sic]. Porque assim, se nós quiséssemos fazer os Jogos Indígenas, a gente não fazia na cidade, fazia na aldeia. Então a gente traz pra população pra haver integração, mesmo. Porque nós precisamos muito de integrar, de se alegrar, de se respeitar, né? Como é que se conhece um povo, a língua dele, a dança dele? Se você não conhece, você não respeita. Se você conhece, você passa a respeitar. E a discriminação, o preconceito, nasce do desconhecido: quando você desconhece, você passa a ignorar outro povo e achar que você é melhor do que o outro, e não é, né? Na verdade, não é, né? Nós temos riqueza, nós temos língua própria, né, costumes próprios."

LOC/REPÓRTER: O idealizador dos Jogos dos Povos Indígenas, Carlos Terena, acrescentou que, além da celebração mundial, o comitê pretende organizar oficinas de artesanato para mostrar como são feitos os materiais como a flecha, específicos dos Jogos Indígenas.

Reportagem: Natália Borges

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla